A Natura tem adotado iniciativas promocionais e de venda cruzada neste fim de ano – o que chamou a atenção dos analistas da XP.

Segundo eles, a  Natura diminuiu em 15% a pontuação mínima do plano de crescimento das consultoras no último ciclo de vendas deste ano.

Este plano de incentivo permite às consultoras mudar de nível à medida que aumentam as vendas: conseguindo mais facilidades de pagamento, mais comissões mais gordas na venda dos produtos. O consultor começa no nível “semente” com uma comissão de 20%, e pode evoluir até o quinto nível, “diamante”, que paga uma comissão de 35%.

A Natura também manteve a redução de pedidos mínimos (de 40 para 30 pontos) até o fim do primeiro ciclo de 2022 e disse aos consultores que alguns produtos vão subir de preço no ano que vem, mas que o reajuste será “menor do que inicialmente esperado devido à sua eficiência operacional.”

Por fim, a Natura disparou emails para incentivar os consultores a se tornarem também representantes da Avon, destacando os benefícios do programa de fidelidade da marca, descontos médicos e oportunidades na área de educação.

Os analistas Danniela Eiger, Gustavo Senday e Thiago Suedt gostaram das iniciativas e reiteraram a recomendação de compra com preço-alvo de R$ 45. O papel negocia a R$ 27,50.

“Apesar do momento desafiador de resultados no curto prazo, continuamos com uma visão construtiva com a reestruturação da Avon, que é a principal alavanca de valor da tese de Natura”, dizem os analistas. Para eles, as marcas The Body Shop e Aesop também devem também contribuir para o crescimento e rentabilidade nos próximos anos.

Desde que a empresa decepcionou o mercado com os resultados do terceiro trimestre, em 11 de novembro, a ação da Natura acumula queda de 31%.