Scott Galloway é conhecido por suas críticas vocais ao poder monopolista das Big Techs. Mas quando se trata de temas como carreira, felicidade e autoconhecimento, o professor de marketing da NYU consegue ser ainda mais ácido. 

10808 5653d0f9 dc33 2b48 92ea f9a6b4ee8695Numa palestra a estudantes há cerca de um ano, e que viralizou nos últimos dias, Galloway fez uma das críticas mais instigantes e bem-humoradas sobre o que considera o pior conselho já dado a jovens estudantes: ‘siga sua paixão.’ 

A desconstrução deste clichê é leitura obrigatória para jovens começando a carreira ou tentando descobrir o que fazer da vida. 

Abaixo, uma tradução livre:

A gente sempre convida dois tipos de pessoas para palestrar em universidades ou escolas de negócios: pessoas super interessantes e de sucesso, ou bilionários.

Por alguma razão, a gente acha que os bilionários têm insights sobre a vida. E muitas vezes eles terminam suas palestras com o que eu acho que é um dos piores conselhos já dados a pessoas jovens… siga sua paixão. Que besteira completa! 

Se alguém fala para você seguir sua paixão, isso significa que essa pessoa já é rica. E geralmente o cara no palco falando para você ‘seguir sua paixão’ ganhou os bilhões dele com algo tão glamuroso quanto metalurgia ou fundição.

Isso se chama trabalho: seu trabalho é encontrar algo em que você seja bom e depois gastar centenas de horas, e aplicar toda sua perseverança, sacrifício e dedicação para lidar com coisas difíceis e se tornar ótimo naquilo. Porque, depois que você se torna ótimo em alguma coisa, os benefícios econômicos de ser ótimo em algo, o prestígio, a relevância, a camaradagem, a autovalorização de ser ótimo vai te tornar apaixonado por o que quer que seja. 

Ninguém cresce pensando ‘eu sou apaixonado por direito tributário,’ mas os melhores advogados tributaristas do país voam em aviões privados, e tem uma escolha muito mais variada de parceiros amorosos do que eles merecem… [risos da plateia] e eles têm a oportunidade de fazer coisas interessantes que, por sinal, os tornam apaixonados por direito tributário.

E aqui está o problema em acreditar que você deveria seguir sua paixão: trabalhar é difícil, e quando você se depara com obstáculos e se depara com a injustiça que é um atributo comum e garantido do ambiente de trabalho você vai começar a pensar: ‘eu não estou amando isso, isso é desagradável e difícil, portanto não deve ser a minha paixão.’  Este não é o melhor teste para decidir a sua vida.

Deixe suas paixões para os finais de semana!  Seja um DJ!

Jay-Z seguiu sua paixão e é um bilionário. Mas assuma que você não é o Jay-Z.