Para Elon Musk, a inteligência artificial vai ultrapassar o cérebro humano, a civilização vai acabar, “e por isso temos que explorar Marte,” e as pessoas são “criaturas estúpidas circunscritas por genes.”   

Para Jack Ma, é tudo isso  só que ao contrário. 

Dois dos empreendedores mais admirados e controversos do mundo, os fundadores da Tesla e do Alibaba se encontraram ontem em Xangai para debater a inteligência artificial. 10158 131b2a44 cb11 0000 0ddc c6a875894b6c

A coisa evoluiu, a discussão esquentou e os dois acabaram debatendo a existência (ou não) de ‘aliens’, a necessidade de se trabalhar apenas 12 horas por semana, e o futuro da educação. 

No embate inédito, que durou pouco mais de 30 minutos, os dois discordaram em praticamente tudo.

“Eu nunca na minha vida pensei que os seres humanos serão controlados pelas máquinas, isso é impossível!” disse o chairman do Alibaba provocando risos num Musk irônico e cético, segundo a Bloomberg. 

“O maior erro que eu vejo as pessoas cometerem é assumir que elas são inteligentes,” rebateu o fundador da Tesla. “A inteligência artificial será muito mais inteligente do que o ser humano mais inteligente que você vai conhecer na sua vida.”

Os dois também discordaram sobre o papel da inteligência artificial na vida humana  e se ela será ou não uma ameaça. 

Enquanto Ma acha que a inteligência artificial vai ajudar os humanos em vez de eliminar seus empregos, Musk garantiu que a IA vai começar “a controlar o mundo sem se preocupar com nossas necessidades.”

O chinês disse que a IA e outras tecnologias vão permitir que as pessoas trabalhem apenas 3 dias por semana, 4 horas por dia liberando tempo para elas dedicarem a atividades de lazer. 

A discussão tomou um rumo inesperado quando o chinês provocou. 

“Eu admiro que você queria ir a Marte, mas eu estou mais interessado na Terra,” disse.

Foi a ignição que faltava para Musk embarcar numa viagem alucinante: 

“O negócio sobre Marte é que eu acho importante que tomemos medidas que ajudem a perpetuar a consciência no futuro…” disse o CEO-inventor. “Acho que não devemos dar como certo que a consciência continuará [existindo] só porque não encontramos nenhum alienígena. Onde estão os aliens? Essa é uma das perguntas mais importantes. Como nunca encontramos aliens? Tem pessoas por aí que acham que já encontramos. Acredite em mim: não encontramos. Eu saberia…”10128 36d8a75e 9335 7fffffffffffffff 0000 09d2bc93481e

Para Musk, uma das medidas que a humanidade precisa tomar é “se tornar uma espécie multiplanetária ou garantir que a vida seja multiplanetária. Há uma chance que em algum momento alguma força externa ou algum erro interno cause a destruição da civilização.”

Ma não deu muita bola e voltou a ponderar: “É fantástico mandar pessoas a Marte, mas temos que cuidar de 7,4 bilhões de pessoas na Terra.”

Os únicos pontos de interseção foram em relação à população global  que, ao contrário do senso comum, deve sofrer um colapso nos próximos anos gerando um problema para a humanidade  e em relação à educação, que precisa ser completamente reformulada, na visão de ambos.

“A maioria das pessoas acredita que existe muita gente no planeta. Essa é uma visão ultrapassada,” disse Musk. “Assumindo que teremos uma IA que funcione, que seja benevolente, o maior problema que o mundo vai enfrentar em 20 anos é o colapso da população. Não a explosão, o colapso!”

O chinês disse que o sistema atual de educação  modelado para o período industrial  está ultrapassado. Para ele, a educação do futuro precisa ajudar as pessoas a serem mais criativas, já que as máquinas devem ultrapassar o ser humano nas atividades repetitivas e na memória. 

Musk assinou embaixo: “A forma como a educação funciona hoje é muito ‘low bandwidth’, é extremamente lenta… as palestras são as piores.” E aproveitou para fazer propaganda de uma de suas startups. “Com a Neuralink você pode simplesmente fazer o upload de qualquer assunto instantaneamente. Será como a Matrix.”  

No debate sobre inteligência artificial, Ma parece ter saído por cima. 

O chinês desafiou Musk a citar uma máquina que fosse mais inteligente que os humanos, ao que o fundador da Tesla respondeu com os exemplos de sempre: os computadores que ganharam do campeão mundial de xadrez e do campeão de Go (um jogo de tabuleiro chinês). 

“É estúpido competir com um computador no Go,” Ma respondeu. “Só pessoas estúpidas apostam corrida com um carro. Ele vai correr mais rápido. O Go foi feito por humanos para os humanos jogarem entre si. Eu nunca vou jogar contra um computador…”

“Computadores só tem chips, os homens têm o coração. É do coração que a sabedoria vem,” concluiu Ma, encerrando o assunto  por ora.