O McDonald’s disse que vai lançar seu próprio hambúrguer à base de plantas, desdenhando parcerias com empresas pioneiras do ramo, como a Beyond Meat e a Impossible Foods. 

O McPlant, que estará em diversos mercados no ano que vem, foi criado “pelo McDonald’s e para o McDonald’s”, disse o presidente internacional do McDonalds, Ian Borden.


As ações da Beyond despencaram mais de 9% em Nova York. 

Segundo Borden, o McPlant poderá vir também nos sabores de frango e outras proteínas.

É a primeira vez que uma grande rede de restaurantes decide desenvolver sua própria linha de carnes à base de plantas — uma sinalização do potencial da indústria e do apetite crescente dos consumidores por carnes vegetais. 

Até recentemente, a gigante do fast food vinha testando um sanduíche vegano em algumas lojas do Canadá, mas usava as carnes da Beyond Meat. Os testes terminaram em abril, mas investidores especulavam que a parceria entre as duas empresas poderia ser de longo prazo, dado que o ex-CEO do Mac, Don Thompson, é conselheiro da Beyond Meat. 

O movimento do Mac vem um ano depois do Burger King começar a vender uma versão à base de plantas de seu tradicional Whopper nos EUA, feito  em parceria com a Impossible Foods e que tem sido um sucesso de vendas.

O anúncio do ‘McPlant’ foi feito um dia depois da divulgação do resultado do terceiro tri, quando o Mac viu seu lucro e receita superar as expectativas dos analistas.