A Nucor, a maior siderúrgica dos EUA, acaba de investir  na Helion Energy, uma startup de fusão nuclear, fazendo uma aposta em que num futuro não muito distante a produção de aço será feita com energia limpa e infinita.

Pelo acordo, o primeiro do tipo envolvendo uma fabricante de aço, a Nucor está colocando US$ 35 milhões na startup para acelerar o desenvolvimento de uma usina com potência de 500 megawatts – o suficiente para abastecer uma cidade de 500 mil habitantes.

O reator que vai abastecer a Nucor deve entrar em operação até 2030.

A Helion tem entre seus apoiadores o CEO da OpenAI, Sam Altman.

Em maio, a Helion – que ainda precisa demonstrar que consegue de fato produzir eletricidade a partir da fusão nuclear – já havia fechado um contrato com a Microsoft, prevendo a primeira entrega de energia em 2028. A potência inicial do reator será de 50 megawatts.

As siderúrgicas são enormes consumidoras de eletricidade e encontram dificuldade para reduzir o impacto de suas emissões por causa da oferta ainda restrita de alternativas, como a energia solar e eólica.

“Não queremos ficar sentados, esperando,” Leon Topalian, o CEO da Nucor, disse ao The Wall Street Journal.

A Helion vem alcançando avanços em seus protótipos. Em junho, anunciou ter sido a primeira empresa privada a superar os 100 milhões de graus Celsius em um de seus geradores experimentais.

Para a fusão, a temperatura do plasma precisa se manter acima dos 150 milhões de graus Celsius. É isso que a empresa espera alcançar com o seu sétimo protótipo, o Polaris, que está em fase de construção.

MAIS FUSÃO

EUA ficam um pouco mais perto da fusão nuclear