A Lumina Capital Management, a gestora de crédito e special situations de Daniel Goldberg, está prestes a adquirir uma fatia da Verde, de Luis Stuhlberger, pessoas a par do assunto disseram ao Brazil Journal.

A transação – que uniria a mais tradicional casa de multiestratégia macro da Faria Lima com um dos melhores investidores em crédito do Brasil – tem a bênção do Credit Suisse, que é dono de cerca de 25% da Verde e deve manter um stake reduzido na empresa.

10196 ff828a0b 81fc 0000 0004 5875a097e7e6As conversas acontecem há meses e ainda não há acordo definitivo assinado, mas fontes envolvidas dos dois lados esperam uma conclusão nas próximas semanas.

A Verde tem cerca de R$ 30 bi sob gestão, enquanto a Lumina tem cerca de R$ 6 bi.

Pelos termos do acordo, a Lumina deve comprar cerca de 30% da Verde. Stuhlberger deve permanecer como acionista majoritário e CEO, e continuará se dedicando integralmente à gestão do fundo.

As duas gestoras continuarão independentes, mas passarão a atuar de forma complementar. A Lumina deve aportar sua expertise em estratégias de crédito global, crédito estruturado e special situations aos produtos da Verde, que deve criar novas famílias de fundos.

Além disso, os fundos da Verde poderão co-investir nas estratégias de crédito estruturado desenvolvidas pelos fundos geridos pela Lumina.

Segundo fontes próximas à negociação, Stuhlberger está “animadíssimo” com a parceria, e acredita que o deal permitirá à Verde reforçar seu time e leque de estratégias.

10883 11c074dd 0e09 62dd cf83 1dc205e1f866Se consumada, a parceria criará um ecossistema completo – de estratégias líquidas em renda fixa e equities a investimentos privados, incluindo soluções para a estrutura de capital de companhias, a ancoragem de IPOs e o refinanciamento de dívidas.

Nos últimos meses, a Verde sofreu resgates líquidos e, em anos recentes, seus fundos tiveram uma performance apenas um pouco superior ao CDI.

No ano passado, no entanto, o fundo rendeu mais de 3 pontos acima do CDI (15,93% x 12,37%) e este ano também vem batendo o benchmark (2,78% x 2,08% até o fim de fevereiro), com Stuhlberger apostando que o Governo Lula vai entregar uma inflação acima do que os mercados estão precificando.

Desde seu início em 1997, o Verde retornou 21.932% contra 2.681% do CDI.

O Lefosse está assessorando a Verde. O Trindade Advogados está trabalhando com a Lumina.