Carlos Alberto SicupiraA Lojas Americanas disse que está analisando a compra da participação da BR Distribuidora que está sendo vendida pela Petrobras.

A rede, que está no meio de um plano de expansão para abrir 800 novas lojas até 2019, fez o anúncio em um Fato Relevante agora à noite.

Uma compra da BR pelas Americanas daria origem a um experimento inédito: a implementação do estilo de gestão dos brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira em um empresa até então estatal.  Os três são os controladores das Lojas Americanas, e seu estilo de gestão se tornou um benchmark de eficiência no mundo corporativo com a compra e geração de resultados na Anheuser-Busch InBev, Kraft Heinz e Burger King.

A Lojas Americanas tem 1.063 lojas em quase 450 municípios de todo o País.
Se comprasse a BR, a Lojas Americanas poderia colocar seu formato Americanas Express nos mais de 7.000 postos de gasolina da rede.
Uma fonte disse que o processo de análise da BR é ‘totalmente preliminar’ e que a empresa ainda não contratou nenhum banco de investimento como advisor.
A Petrobrás vai vender 51% do capital votante da BR como parte de seu programa de vendas de ativos numa transação que, até agora, estava atraindo principalmente fundos de private equity.

(story developing)