Um grupo de investidores liderados pela gestora brasileira OutField — e que inclui o fundador da Oakberry, Georgios Frangulis, e a lenda do tênis Novak Djokovic — está comprando o Le Mans FC, o tradicional clube de futebol francês que hoje está na segunda divisão.

A aquisição é de uma participação minoritária relevante, com ‘path to control’, disseram os investidores. 

O fundador da OutField, Pedro Oliveira, disse ao Brazil Journal que o investimento ficou na casa dos “oito a nove dígitos em reais,” sem revelar o valor exato. 

O atual proprietário do clube é Thierry Gomez, um empreendedor local que comprou o Le Mans há dez anos quando ele estava na sexta divisão e fez um turnaround espetacular, levando o clube para a segunda. 

07 31 Pedro Oliveira ok

Thierry vai continuar como o controlador e CEO. 

“O Le Mans é um ativo muito organizado. Tem zero dívida, dinheiro em caixa, uma boa estrutura, com um estádio para 25 mil pessoas e dois centros de treinamento, e um histórico muito positivo de formação de talentos,” disse Pedro. “Além disso, tem uma cidade muito interessante por trás, conhecida mundialmente e com uma relação muito forte com o automobilismo, o que já atrai muito interesse.”

(Para quem não acompanha automobilismo: Le Mans é a cidade que sedia uma das mais tradicionais corridas do mundo, que tem duração de 24 horas e acontece há mais de 100 anos).

O investimento no Le Mans foi parte primário, parte secundário. A parcela primária será usada para fazer melhorias no estádio, construindo, por exemplo, uma área vip, e para trocar todos os gramados do centro de formação profissional. 

Parte do investimento também será usada para cumprir uma exigência do DNCG, o regulador da liga francesa, que exige que os clubes tenham um runway de pelo menos 12 meses em caixa. Quem não cumpre a exigência pode sofrer penalidades, incluindo o rebaixamento,

Apesar de Thierry seguir como CEO, a OutField vai alocar um operating partner para ajudar na gestão do negócio. 

Frangulis, da Oakberry, também terá um papel executivo, assumindo o cargo de chief branding officer do clube. 

“Na Oakberry eu toco a companhia com muito foco em branding e awareness para criar essa relação e senso de pertencimento da nossa comunidade com a marca. Eu acho que o Le Mans é uma marca que oferece essa possibilidade, se bem trabalhada,” disse Frangulis.

07 31 Novak Djokovic ok

Segundo ele, outra frente de trabalho será a internacionalização da marca – a conquista de fãs fora da França – o que pode impulsionar a venda de camisetas e a realização de eventos fora do país. 

Foi justamente pensando nessa estratégia que Frangulis trouxe para o cap table os ex-corredores de Fórmula 1 Felipe Massa, que já é investidor da Oakberry, e Kevin Magnussen, que é o master franqueado da Oakberry na Dinamarca.

Outro nome forte é o tenista Novak Djokovic, com quem Frangulis tem relação graças a sua namorada, a tenista número 1 do mundo Aryna Sabalenka. Além de investidor, Djokovic – o maior campeão de tênis da história – também será um adviser do Le Mans, focado nos temas de wellness. 

Em termos de receita, o Le Mans ainda é pequeno. O clube faturou € 7 milhões na temporada passada, de maio de 2024 a maio deste ano — quando ainda estava na terceira divisão – com a receita vindo um terço do estádio, um terço de patrocínios e um terço da venda de jogadores. 

Com a promoção para a segunda divisão, a projeção é que a receita desta temporada já suba para mais de € 10 milhões. 

Pedro disse que subir para a primeira divisão é um objetivo, mas que “como todo time que acaba de subir de divisão, o objetivo base é permanecer nela.”

O Le Mans tem uma história muito forte no futebol francês. Fundado há 40 anos, ficou na primeira divisão  entre 2004 e 2011, chegando até a final da Copa da França. Mas enfrentou sérios problemas financeiros a partir dali e foi caindo nas tabelas até chegar à sexta divisão.

Este é o terceiro investimento da OutField no equity de um clube de futebol. A gestora investiu no Maringá, onde já fez sua saída, e atualmente é investidora do Coritiba, que está na Série B do Brasileirão. 

O grupo de investidores foi assessorado pelo Itaú BBA.