A gigante japonesa de bebidas Kirin Holdings disse que vai começar a negociar com a Heineken e outras empresas uma parceria na Brasil Kirin, incluindo a venda de uma participação na cervejaria, mais conhecida pela marca Schincariol.
 
A notícia, divulgada nesta quinta pelo jornal japonês Nikkei, foi antecipada pelo Brazil Journal há mais de um mês.
 
A Kirin disse que as negociações devem começar na próxima terça-feira.
 
O jornal afirmou, sem revelar a fonte, que tanto a Anheuser-Busch InBev, que controla cerca de 70% do mercado brasileiro de cerveja por meio da Ambev, quanto o Grupo Petrópolis, fabricante da cerveja Itaipava, teriam demonstrado interesse pela Brasil Kirin. 
 
Esta parte do relato ignora os problemas de antitruste que a Ambev enfrentaria bem como as limitações financeiras que o Grupo Petrópolis tem para contemplar esta parceria. 
 
“As empresas vão discutir cooperação em produção, bem como a distribuição e a compra conjunta de materiais em um esforço para cortar custos. A Kirin também vai considerar a venda de uma participação na sua subsidiária brasileira para solidificar a parceria,” reportou a Nikkei, acrescentando que a Kirin não fechará negócio se achar as propostas ruins.
 
Ouvido pelo Valor, o Grupo Petrópolis negou qualquer negociação. “Não existe nenhum interesse na aquisição de qualquer empresa de bebidas no mercado brasileiro pois o crescimento [do Grupo Petrópolis] é sustentável a partir de seus próprios ativos”, o grupo declarou ao jornal.