Uma das mais respeitadas gestoras do País diz que empresas e gestores de recursos precisam levar o ESG a sério e se engajar de uma vez por todas no tema ambiental. 

A JGP, de André Jakurski, publicou uma carta sobre o assunto. 

“Tem gestor dizendo que ESG é moda, mas nós achamos que esse é um problema sério e que precisa entrar na pauta dos investimentos,” disse Marcio Correia, o sócio responsável por equities na gestora, que administra R$ 30 bilhões em fundos multimercados, de crédito e e ações.

Na carta, a JGP cita um relatório recente do IPCC (o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), que alertou que as mudanças climáticas causadas pelo homem vão agravar ainda mais a crise ambiental se nada for feito agora. “É preciso observar com atenção o que diz a ciência”, diz o texto. 

Cabe às gestoras de recursos se alinharem e demandarem das empresas das quais são acionistas ou credores que fomentem ou invistam em tecnologias para eliminar volumes relevantes das emissões de gases de efeito estufa nos próximos 30 anos, diz a JGP. 

A carta nota que esta é um desafio “sem precedentes” — tendo em vista a alteração tão dramática na matriz primária energética global — e que não pode esperar por mudanças na regulação ou subsídios governamentais.  

Há um ano, a JGP divulgou sua primeira carta com a temática ESG, contando como incorporou a análise de questões ambientais, sociais e de governança à sua rotina. No mês passado, tratou do tema especificamente no setor de moda. 

A gestora é uma das 128 signatárias do Net Zero Asset Managers, que reúne US$ 43 trilhões sob gestão.