Um short squeeze brutal fez a ação da Gafisa disparar quase 50% nos dois últimos pregões do ano como resultado de uma disputa entre a gestora Esh Capital e Nelson Tanure, o maior acionista da incorporadora.

Na quarta, a ação da construtora subiu 27%. Hoje, chegou a subir outros 26% no meio do pregão, antes de fechar em alta de 20%. 

A Esh Capital, liderada por Vladimir Timerman, tem se posicionado há meses contra as decisões de Tanure, o acionista de referência da Gafisa com cerca de 20% do capital.

A discordância mais recente foi por conta de um aumento de capital de R$ 150 milhões que a Gafisa anunciou há um mês. A Esh questionou na Justiça o aumento de capital por considerar que a empresa não precisa de dinheiro agora e que o aumento seria muito diluitivo para a base de acionistas. 

A gestora tem tido decisões desfavoráveis em todos os recursos com que entrou.

Outro tema que gerou discordância entre os dois investidores é sobre a data de uma assembleia de acionistas convocada pela Esh e que vai debater questões estratégicas para a empresa.

A Esh havia pedido à Gafisa que convocasse a assembleia, mas dada a demora da empresa para acatar o pedido, decidiu convocar ela mesma a AGE para o dia 2 de janeiro, que seria presidida por Vladimir. 

A administração da Gafisa, no entanto, disse que tem a prerrogativa para decidir a data da AGE e que ela deve acontecer no dia 9.

A alta dos últimos dois dias está indiretamente ligada a essa disputa.

Uma das teorias no mercado é que ocorreu um short squeeze porque muitos investidores que pretendem participar da assembleia pararam de disponibilizar suas ações para aluguel (para poder votar na AGE), o que obrigou quem estava vendido a buscar o papel no mercado à vista.

Uma fonte próxima à empresa, no entanto, disse que o short squeeze foi criado pela própria Esh Capital, que começou a aumentar de forma brutal suas compras nos últimos dias. 

Do final da semana passada até ontem, a gestora comprou mais de 4% do capital da Gafisa, aumentando sua posição na empresa para 15%, o que teria impulsionado a ação, dando origem ao short squeeze.