Os sócios do BTG Pactual, que compraram a marca Exame no fim do ano passado, nomearam Lucas Amorim como novo diretor de redação, colocando um profissional com 12 anos de Editora Abril à frente da maior revista de negócios do País.

Amorim, que até hoje era o editor-executivo responsável pelo site, se juntou à Abril como trainee em 2008 e passou a trabalhar na Exame no ano seguinte.  

Os sócios do banco esperam relançar a marca Exame no final de março, com um novo projeto editorial e uso intensivo de dados para aumentar a monetização da audiência.

Além da revista e do site, a Exame passará a oferecer pesquisa independente sobre ações e fundos — entrando num nicho hoje dominado por empresas como Empiricus e Suno — e cursos online de educação, em temas como finanças, carreira e empreendedorismo.

O negócio de educação será liderado por André Portilho, um sócio do BTG que recentemente trocou a área de trading para comandar as iniciativas de educação interna do banco.

A área de research ficará com Renato Mimica, um ex-analista da Merrill Lynch que está no BTG há quase nove anos e recentemente deixou a área de research do banco para montar o time de analistas na Exame.

O desafio do novo time, liderado pelo CEO Pedro Thompson, será reverter a queda na circulação e na receita publicitária, uma tendência que se agravou nos últimos anos.

O site da Exame recebe cerca de 20 milhões de visitantes únicos/mês.  A revista tem uma circulação impressa de 50 mil exemplares por edição, ou 100 mil por mês.

A marca será administrada como um investimento de private equity dos sócios, e não está ligada formalmente ao banco. A nova sede da empresa será no Condomínio São Luiz, na região da Faria Lima.

As mudanças no topo da Exame incluem a saída do atual diretor de redação, André Lahóz, que estava na revista há 22 anos, seu braço direito, José Roberto Caetano, além dos editores executivos Cristiane Mano e David Cohen.