Sergio Rial, o ex-CEO do Santander Brasil e brevemente da Americanas, deve se juntar ao board da Cyrela, a incorporadora de Elie Horn, que hoje preside o conselho.

Rial, conhecido pela sua passagem de seis anos no Santander e por ter revelado a fraude contábil da Americanas, foi indicado pelo próprio Elie. 

10854 5e8b2f2e 8474 857a 8de1 4ae71c7ac6b8

A indicação será votada na assembleia marcada para o dia 27.

Para aceitar Rial, a assembleia precisa também aprovar o aumento do número de conselheiros, hoje em nove, para 10. Ninguém sairá do board. Só Rial vai ser adicionado. 

O estatuto da Cyrela permite que o conselho tenha no mínimo cinco e no máximo 11 membros, com mandatos de dois anos, e dois co-presidentes: hoje o próprio Elie e Rogério Melzi, um dos fundadores e ex-CEO do Hospital Care.

Este será o terceiro conselho de Rial. Hoje ele é presidente do board da Vibra e está na BRF.

Se a nomeação for confirmada, Rial vai cumprir o mesmo mandato da gestão em curso, que termina no fim do ano. E não seria sua primeira vez como conselheiro da empresa: ele já esteve no board entre 2010 e 2015.

Por estar mais confortável do ponto de vista de funding e ter um estoque baixo, a Cyrela é apontada como uma das incorporadoras que melhor devem atravessar este ciclo de juros altos, ainda que a Selic elevada tenha mais impacto sobre o consumidor de classe média, um dos principais públicos da empresa, enquanto a baixa renda conta com os subsídios do Minha Casa Minha Vida.

“A Cyrela deve ganhar share no mercado à medida em que os pares perdem acesso a financiamento e reduzem lançamentos,” disse o analista Daniel Gasparate, do Itaú BBA, num relatório esta semana.

Além disso, ele lembra que a companhia tem uma exposição de renda mais diversificada (30% na baixa renda e 50% de alta renda) e poderia gerar um caixa considerável se reduzir a aquisição de terrenos.

Esta e outras matérias sobre o mercado imobiliário estarão no Metro Quadrado, o novo site que o Brazil Journal lança em breve.

Assine a newsletter do Metro Quadrado aqui.