Claudio Gandelman, que já comandou a companhia dona do Tinder e do ParPerfeito na América Latina, está fundando sua própria rede social — mas desta vez, o ‘match’ é entre chefs de cozinha, receitas e pessoas interessadas em cozinhar. 

11391 23e7e41c 3e58 b9d5 8ebf ba4aeab87393Essa é a ideia por trás do DeliRec, uma rede social onde o usuário pode compartilhar e salvar receitas culinárias bem como ter acesso a dicas de chefs renomados. 

Ao contrário de sites já consolidados como o TudoGostoso, que faz boa parte de sua receita com publicidade, o DeliRec quer monetizar seu conteúdo via assinaturas.

A startup fechou contratos de revenue share com 12 chefs de renome — incluindo Jefferson e Janaína Rueda (o casal da Casa do Porco e do Bar da Dona Onça), Flávia Quaresma (do programa “Mesa para Dois”, com Alex Atala), e Pedro de Artagão (dos restaurantes cariocas Cozinha Artagão, Formidable, e Irajá Gastrô). Eles vão compartilhar suas receitas e dicas culinárias para os assinantes da plataforma. 

A assinatura vai custar R$ 4,90/mês e dá direito a quatro receitas por mês, além de uma dica culinária. (O acesso às receitas de outros usuários é gratuito).

“Existem vários sites e aplicativos que oferecem parte da experiência, mas não tem nenhum que reuniu tudo numa única plataforma,” o fundador disse ao Brazil Journal.

Para tirar a empresa do forno, Gandelman acaba de levantar uma rodada de seed capital junto à Astella Investimentos, a gestora de Edson Rigonatti que já investiu em startups como Dr. Jones, RD Station e AprovaDigital.

A rodada avaliou a startup em R$ 65 milhões. 

Em breve, o DeliRec terá novas funcionalidades — ampliando suas fontes de receita. Entre os planos: lançar uma vertical de ensino, com cursos de culinária dados pelos chefs; e um marketplace que vai permitir aos usuários comprar os ingredientes das receitas direto na plataforma. 

O DeliRec espera chegar a 4 milhões de usuários em três anos e ter o aplicativo traduzido para 10 idiomas até 2026, atingindo um mercado endereçável de 4 bilhões de pessoas. Em setembro, a startup já deve abrir uma filial nos Estados Unidos. 

A capitalização vai ser usada principalmente para o desenvolvimento das novas funcionalidades e a entrada nos EUA. Gandelman espera que parte da captação de usuários venha do marketing dos 12 chefs, que somados tem mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais. 

A ideia do DeliRec começou como uma brincadeira. 

No final do ano passado, Gandelman estava testando uma nova tecnologia do Google chamada Flutter — que facilita a criação de aplicativos móveis — quando teve a ideia de criar um app de receitas. 

“Na pandemia, muitas pessoas começaram a cozinhar em casa e compartilhar receitas uma com a outra. O problema é que estava tudo espalhado pela internet e era difícil organizar e salvar suas receitas,” diz ele.

Como CEO da Match.com na América Latina entre 2008 e 2013, Gandelman foi o responsável por consolidar o Tinder na região. Em seguida, foi vp de marketing da Oracle no Brasil, antes de fundar a Auti Books, uma plataforma de distribuição de audio books em sociedade com as editoras Intrínseca, Sextante e Record.