Martinho José Ferreira, mais conhecido por Martinho da Vila, nasceu em Duas Barras, no interior do estado do Rio de Janeiro, filho de lavradores na fazenda Cedro Grande, — que mais tarde soube que estava à venda e a adquiriu.
Iniciou como auxiliar de químico industrial, função aprendida pelo Senai, e mais tarde serviu ao exército como sargento burocrata. A carreira artística surgiu no terceiro festival da TV Record, em 1967, quando concorreu com a música “Menina Moça”. Na edição seguinte, concorreu com a canção “Casa de Bamba”, hoje um de seus clássicos.
Seu primeiro álbum, autointitulado e lançado em 1969, já demonstrava a extensão de seu talento como compositor e músico.
Cidadão carioca, cidadão do estado do Rio de Janeiro, comendador da República, agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, ganhou o Grammy Latino, título de doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio de Janeiro e também o título honorário de embaixador cultural de Angola.
A história da Unidos de Vila Isabel se confunde com a de Martinho: ele acumula a escolha de 11 sambas-enredo no Carnaval, além de ter sido tema do enredo de 2021. Escritor com 13 obras publicadas, é membro da Academia Francesa de Arte e da Academia Carioca de Letras – onde Martinho e Nilton são confrades. Recebedor do Prêmio Lusofonia, em Portugal.
Aos 85 anos, Martinho não para: está embarcando para uma longa turnê europeia. Pai de 8 filhos, avô de 10 netos… e é torcedor do Vasco.
Em The Business of Life, o rabino e escritor Nilton Bonder conversa com personalidades de sucesso para abordar suas histórias em diferentes dimensões.
Entre os entrevistados estão Marina Silva, Abilio Diniz, Nora Rónai, Roberto Medina, Luiz Seabra, Vik Muniz, Nelson Motta, Luiza Trajano, Wagner Moura e outros. Veja a lista completa.