A Croct — a startup que usa inteligência artificial para personalizar a interação digital entre clientes e marcas — acaba de levantar R$ 7 milhões numa rodada de seed capital liderada pela Astella Investimentos. 

A captação também trouxe para a base acionária o ex-vp global de produtos do Google, Nelson Mattos — que trabalhou sete anos na Big Tech e ajudou a construir produtos como o Chrome, Maps e Calendar. 

11236 6bd53a5e 8ce6 4ff6 b9ad 0680a17aff27Nelson será um advisor da Croct e terá assento no conselho.

“A solução da Croct tem um potencial enorme que vai muito além do Brasil, pode ter um impacto global muito grande,” diz Nelson. 

Todos os investidores do pre-seed — o fundo Big Bets; a Barrah/B1, de Pedro Cavalcanti Sirotsky; e Felipe Almeida, da Zup — acompanharam a rodada. 

Lançada há apenas um ano, a Croct já atende clientes como a Sem Parar, Descomplica, Warren, Órama e Unidas, a locadora de carros. 

A solução da startup permite que essas companhias coloquem diversas camadas de personalização em seus sites ou plataformas, oferecendo um conteúdo mais relevante para seu público e ajudando a aumentar a conversão de vendas ou a captura de leads.

Na prática, ao ser implementada no site das empresas, a API da Croct começa a colher dados anônimos dos usuários, dando uma visão mais granular e detalhada do público. Na sequência, a Croct divide esses usuários em clusters e cria experiências customizadas para cada um deles. 

A personalização da Croct tem gerado aumentos médios de 15% a 22% na conversão de vendas, mas há casos em que a conversão aumentou em até 5x, a cofundadora Juliana Amorim disse ao Brazil Journal.

A solução também “gera uma economia no tempo de desenvolvimento das empresas e, para as companhias que usam a Croct para campanhas de performance, gera uma redução média de 60% no custo de aquisição de cliente (CAC),” diz Juliana. 

O potencial do mercado é gigantesco. 

“Hoje em dia a personalização ainda é vista como uma ferramenta só para grandes empresas. Mas no futuro, toda companhia vai ter que personalizar sua experiência. Vai ser algo imprescindível,” diz Laura Constantini, a gestora da Astella responsável pelo investimento. “A Croct é a pioneira disso no Brasil e criou uma tecnologia muito boa.”

Para ela, o mercado endereçável da Croct “é basicamente toda empresa que tem presença digital.”

11235 9c2ed0ab 3761 8531 4f4b 4e958c4d7f5bCom o dinheiro da rodada, a Croct vai lançar uma plataforma self-service, automatizando todo o processo. 

Na nova plataforma — que deve ficar pronta nos próximos meses — os próprios clientes poderão se logar e definir como querem personalizar o seu site, além de acompanhar os principais KPIs das campanhas. 

Na prática, isso vai tornar o negócio mais escalável e permitir expandir a oferta para empresas de qualquer tamanho. “Queremos tornar o uso de personalização e machine learning uma ferramenta comum para qualquer um que trabalhe em marketing digital,” diz Marcos Passos, o outro fundador. 

O investimento também vai permitir a Croct aumentar seu time comercial e de marketing, bem como colocar um pezinho fora do Brasil.

O movimento mais forte de internacionalização, no entanto, só vai acontecer depois do Series A, previsto para o final de 2022. 

O FM/Derraik assessorou a Croct na transação. 

SAIBA MAIS

Para o algoritmo da Croct, tudo é muito pessoal