Não é só nos supermercados que existe uma corrida. Grandes empresas também correram aos grandes bancos para botar dinheiro em caixa, mesmo as que já estão confortáveis. Bradesco, Itaú e Santander tiveram demanda explosiva nos últimos dias.  Num deles, a demanda total chegou a R$ 100 bilhões. 

***

Ainda que o BC não tenha cortado o compulsório, como muitos esperam, o sentimento nos bancos é que o BC vai agir em breve. “O BC está muito atento e alerta,” diz um CEO do sistema financeiro.  

E a ferramenta de ajuda não é necessariamente o compulsório. Entre as possíveis medidas: acordos de recompra de títulos soberanos brasileiros denominados em moeda forte; linhas de redesconto compulsórias para todo o sistema, e linhas de liquidez lastreadas em debêntures.

***

O Ministério da Economia adverte: o PIB vai crescer zero este ano.

O Itaú também reviu sua projeção: de +1,8% para – 0,7%.

É o coronavírus fazendo vítimas silenciosas.

***

Nos EUA, depois do JP Morgan dizer que o PIB contrairá 14% no segundo tri, a Goldman disse, Hold my beer.

Os economistas da Goldman prevêem que o PIB americano vai encolher 24% no mesmo trimestre. (Na semana passada, a própria Goldman achava que a contração no tri seria de 5%.

***

A Goldman estima que, só esta semana, 2,25 milhões de americanos perderam o emprego.

***

As fábricas da Kraft Heinz estão operando com três turnos nos EUA para atender a demanda. A ação ainda não acordou: cai 18% só no último mês.

***

A volatilidade na Bolsa está fazendo até os fortes vomitar.

***

O ‘lockdown’ do coronavírus tem feito diversas vítimas, mas a Verizon não é uma delas. Com a população dentro de casa, a companhia americana registrou um aumento significativo no tráfego de dados. Nesta semana, o tráfego de internet subiu 20%, na comparação com uma semana antes. O streaming subiu 12%; jogos, 75%; e VPNs, 30%.

O uso de tráfego nas mídias sociais continua estável. 

***

Ontem, Trump disse que o hidroxicloroquina poderia ter eficácia no tratamento do coronavírus.

O anúncio desencadeou uma onda de irracionalidade. Brasileiros estão correndo às farmácias para comprar e estocar o medicamento, fazendo a droga desaparecer das prateleiras. Pacientes de doenças crônicas que se tratam com o remédio não estão encontrando mais o medicamento.   

***

No Whatsapp, um áudio circulou hoje alegando que o tratamento com hidroxicloroquina já teria sido testado em Stanford curando 100% dos pacientes. O áudio, atribuído ao ex-presidente do Einstein Claudio Lottenberg, é fake.  Checamos com o Einstein, que disse que a voz não é de Lottenberg.

***

Na Argentina, todos os jornais do país — de esquerda, direita, e centro — estamparam a mesma manchete na capa: “Al viro lo frenamos todos juntos. Viralizaremos la responsabilidad. #somos responsables”

***

Conversa com um CFO:

Foda, né?
Tá fodder than ever.