Nos últimos meses, o Citi tem adotado uma postura cética em relação aos varejistas online brasileiros — com o Mercado Livre sendo a única exceção.

Essa visão tinha a ver com um cenário competitivo menos racional — com a entrada de players como a Shopee pressionando a rentabilidade do setor — além de um cenário macroeconômico mais desafiador.

Agora, o banco também está mais construtivo com o Magazine Luiza, elevando sua recomendação de ‘neutro’ para ‘compra’, e estabelecendo um preço-alvo de R$ 5 para os próximos 12 meses — um upside de 42% em relação ao preço de tela.

A ação chegou a subir mais de 6% na parte da manhã depois do upgrade, mas devolveu boa parte dos ganhos e sobe 1,7% no meio da tarde.

O que mudou? O Citi agora aposta que a varejista vai se beneficiar de um ambiente competitivo mais fraco com a crise da Americanas, e cita uma melhora marginal no consumo.

“Ainda que as taxas de juros devam continuar altas por mais tempo e o ambiente de crédito esteja complicado, acreditamos que há algumas melhoras marginais,” dizem os analistas João Pedro Soares e Felipe Reboredo.

Pós-Americanas, o Citi vê menos players dividindo o profit pool do setor, e uma base de comparação naturalmente mais fácil.  Além disso, “o ambiente de consumo mostrou sinais de melhora, pelo menos em termos de criação de empregos e renda disponível.”

Os analistas citam ainda uma melhora no ‘economics’ do marketplace da Magalu, com um aumento do take rate cobrado dos lojistas (uma forma de compensar as altas nos custos).

Com a mudança de premissas, o Citi aumentou sua expectativa para o crescimento do GMV do Magalu para 21% e 18% em 2023 e 2024 – uma alta de 3 e 1 ponto percentual, respectivamente.

No varejo físico, no entanto, o Citi reduziu sua estimativa para as vendas em 1% para os dois anos, basicamente por uma expectativa de menos aberturas de lojas. (Para este ano, o Citi espera apenas 10 aberturas em comparação a uma estimativa anterior de 65 novas lojas).

“Estruturalmente falando, continuamos céticos com os varejistas online dada a ameaça que players globais ainda criam, mas por agora acreditamos que a Magazine Luiza pode crescer, melhorar seu P&L e justificar um maior upside.”

O preço-alvo do Citi considera um múltiplo de saída de 1,25x EV/sales para o negócio online (que é a média de players como Alibaba, JD.com, Amazon e Sea) e de 0,5x para o negócio de lojas físicas (em linha com o múltiplo de empresas como Best Buy e Target).