O CEO da Unicasa, Frank Zietolie, morreu na tarde de ontem quando a aeronave que pilotava perdeu altitude e bateu num condomínio de prédios em construção em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. 

O empresário ainda foi levado com vida ao Hospital Tacchini, mas não resistiu aos ferimentos. 

Zietolie tinha 48 anos, era casado e pai de três filhas. 

Filho de um dos fundadores da Unicasa, Juvenil Antônio Zietolie, o empresário estava desde 2012 no cargo de CEO e era membro do conselho de administração da empresa desde 2010. Há uma semana, havia sido reconduzido como CEO, com mandato previsto até 2021. 

O acidente causou espanto: Zietolie era piloto licenciado há anos e tinha como hobby as acrobacias aéreas. Dono de duas aeronaves, praticava religiosamente uma vez por semana, segundo relato da Zero Hora

Fundada em 1985 pelo pai de Zietolie e por Alexandre Grendene — quando os dois compraram a planta de uma fabricante local de móveis chamada Pozza — a Unicasa foi uma das pioneiras na venda de móveis planejados, e uma das responsáveis pela consolidação do modelo. 

A fabricante de móveis é dona das marcas DellAnno, com mais de 100 lojas próprias no Brasil e voltada ao público de alta renda, Favorita, New e Casa Brasileira, voltadas às classes B, C e D, respectivamente. 

Em 2012, quando abriu seu capital, o mercado imobiliário ainda passava por um período de boom — o que impulsionou a oferta. Mas logo depois, o cenário reverteu e as ações despencaram. 

Hoje, o papel negocia a R$ 3, frente aos R$ 14 em que saiu no IPO. 

Referência no setor moveleiro, Zietolie era o segundo maior acionista da empresa, com 13% das ações, e estava à frente do processo de turnaround da companhia, que vinha se recuperando nos últimos trimestres. 

Alexandre Grendene, vice-presidente do board e controlador da rede de calçados de mesmo nome, detém 41% do capital. 

Outros grandes acionistas são a Alaska Investimentos, a J. Malucelli e a Kinea. 

Ainda não está claro como será feito o processo de sucessão.

 

SAIBA MAIS:

A Unicasa caiu. Tem investidores recolhendo os cacos.