A diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC), Rochelle Walensky, disse hoje que “a variante delta é mais agressiva e muito mais transmissível que as cepas que circularam antes. (…) É um dos vírus respiratórios mais contagiosos que conhecemos e que eu já vi em meus 20 anos de carreira.”

A cepa é altamente contagiosa porque as pessoas contaminadas carregam até 1.000 vezes mais vírus em suas vias aéreas que aquelas infectadas com a cepa original, segundo novos dados, citados pela CNBC.

Apesar da alta transmissibilidade, Walensky se recusou a dizer se o CDC deve mudar sua política em relação ao uso de máscaras nos EUA — em maio, o órgão relaxou sua recomendação, permitindo que pessoas totalmente vacinadas não usem a proteção na maioria dos espaços públicos.

Encontrada pela primeira vez na Índia, a variante delta espalhou-se rapidamente pelos EUA e hoje responde por mais de 80% dos novos casos do País.

“A média de novos casos nos últimos sete dias subiu cerca de 53% em relação à semana passada, para 37.674 novos casos por dia. As internações subiram 32% frente à semana anterior, para cerca de 3.500 por dia, e as mortes aumentaram 19% no mesmo período, para cerca de 240 por dia”, segundo a CNBC. 

O vírus tem se espalhado por municípios americanos com baixas taxas de vacinação, enquanto aqueles com mais pessoas vacinadas têm visto um nível menor de novos casos. 

Três estados — Flórida, Texas e Missouri — com baixas taxas de vacinação respondem por 40% dos novos casos no país, segundo o conselheiro da Casa Branca Jeff Zients. A Flórida sozinha tem 1 de cada 5 novos casos pela segunda semana seguida.

Nos hospitais, 97% dos internados com sintomas de Covid não tomaram vacina, e 99,5% das mortes por Covid também se concentram nos não vacinados, segundo a rede americana.