SANTA CLARA, Califórnia – De um lado, o deslumbramento originado pelo despertar da inteligência artificial, com amplas oportunidades econômicas, mas também enormes desafios sociais, regulatórios e éticos. De outro, a incerteza causada pela ameaça de um “inverno das startups”, na esteira da retração no capital de risco e do colapso do Silicon Valley Bank. 

Esses são os dois temas do momento no Vale do Silício – e vão dominar as apresentações e debates da conferência Brazil at Silicon Valley, cuja quarta edição acontece aqui hoje e amanhã.

Liderada por alunos brasileiros de Stanford e Berkeley, a BSV se posicionou como um ponto de encontro para estudantes, empreendedores e financiadores de startups. 

Os anos de juros zero alimentaram o boom do venture capital, mas desde o ano passado o cenário é outro, com o aperto monetário enxugando a liquidez que dá sustentação às startups. 

“Vivemos um cenário de incerteza – e isso atinge as empresas de tecnologia, principalmente aquelas startups que já estão em um estágio um pouco mais avançado de desenvolvimento”, disse Rosiane Pecora, fellow do Distinguished Career Institute de Stanford e integrante do board da BSV. “Tudo que tiver cara de bolha será afetado.” 

As estratégias e alternativas para atravessar essas condições mais adversas serão o tema da apresentação de abertura da conferência, com Angela Strange, partner da Andreessen Horowitz. Ela será entrevistada por Hugo Barra, o ex-executivo da Meta e fundador e CEO da healthtech Detect. 

Mas o grande tema do encontro será a inteligência artificial – que chega a causar “reflexões existenciais” nos estudantes nas salas de aula, disse Rosiane. 

Na conferência, a IA será abordada em seus diversos ângulos. Pelos desenvolvedores, vai falar Alexandr Wang, fundador e CEO da Scale AI. Ele debaterá com o cientista de computação Peter Norvig, ex-Google, professor de Stanford e um dos autores de Inteligência Artificial – Uma Abordagem Moderna, livro-texto de referência sobre o assunto. 

As promessas da IA generativa (a tecnologia por trás do ChatGPT) serão discutidas por Douwe Kiela, de Stanford, e Ali Dalloul, VP da Azure AI, da Microsoft. Brent Hecht, também da Microsoft, vai comentar os possíveis impactos no mercado de trabalho. 

Haverá ainda uma apresentação de Orkut Büyükkökten, que vai falar sobre redes sociais e saúde mental.