Frangos e vacas devem continuar separados.

Rumores de uma fusão entre BRF e Marfrig que circularam hoje à tarde não passam disso — rumores — apesar de terem feito as duas ações subir mais de 4%.

Não há conversas entre as duas empresas neste momento nem planos para iniciá-las, fontes próximas às duas companhias disseram ao Brazil Journal.

Depois da alta espetacular do preço do milho, a BRF deve ter alguns trimestres desagradáveis à frente — mas nada que seja tão ameaçador à sua existência quanto anos atrás, quando a companhia estava muito mais alavancada.

O boato de agora parece ter sido desenhado para comemorar o aniversário de dois anos do anúncio da tentativa de fusão entre as duas — aquela sim, real.

Naquela época, os acionistas BRF ficariam com 85% da companhia combinada, e os acionistas Marfrig, com 15%. A relação de troca era baseada na média dos 45 pregões anteriores e não atribuía prêmio a nenhum dos lados.

De lá para cá, no entanto, os valores relativos mudaram.  Se a fusão acontecesse hoje a preços de mercado, a BRF ficaria com apenas 60% da companhia combinada.

O negócio de carne se provou muito melhor que o de aves, e a operação da Marfrig nos EUA particularmente explodiu.

Na época, o board da BRF ficou dividido quanto à transação, que foi engavetada.

A tese da fusão era de que a correlação inversa os preços das carnes de porco/ave e da carne bovina diversificaria o risco da companhia.  Mas assim como alguns conselheiros da BRF, muita gente no buyside também torceu o nariz, dizendo que as cadeias são tão diferentes que seria o mesmo que comparar… frangos com vacas.

Uma fonte com trânsito na BRF disse que, se a proposta fosse analisada hoje, provavelmente o resultado seria o mesmo.

No mundo de M&A, nunca se deve dizer ‘nunca’, mas no horizonte à vista, os bois continuarão no pasto, e as penosas, no galinheiro — sem dividir o mesmo balance sheet.

De onde o boato está vindo agora?  “Provavelmente, bancos de investimento tentando se posicionar, ou alguém com interesse em causar volatilidade,” diz uma pessoa com trânsito junto às duas empresas.