Paulo Caffarelli acaba de renunciar à presidência da Cielo depois de dois anos e meio no comando da empresa de pagamentos. 

Caffarelli, que tinha um contrato de quatro anos, será substituído pelo CFO Gustavo Henrique Santos de Sousa, que está na empresa há dois. 

Caffarelli e Gustavo são amigos há 30 anos. Assim como o amigo, Gustavo também começou a carreira no Banco do Brasil e passou pela Klabin, CPFL Renováveis e CSN.  O CEO que sai fará uma transição pelos próximos 11 dias.

Com um perfil profissional moldado por décadas no Banco do Brasil, tentou navegar uma companhia privada, de governança complexa e num cenário desafiador.

Em sua curta gestão, Caffarelli conduziu a transformação digital da Cielo em meio a um tsunami de inovação e concorrentes que insistem em morder share da companhia, até outro dia a líder inconteste do mercado. 

Quando ele assumiu, a companhia valia R$ 20 bilhões na Bolsa. Hoje vale menos da metade.

Caffarelli lançou iniciativas como a Cielo Digital, uma wallet, que ainda não pegou. Sua maior e mais recente aposta foi o pagamento via Whatsapp. Caffarelli negociou pessoalmente com o Facebook e com o Banco Central, mas não ficou para ver os resultados.