A Ambipar acaba de lançar um aplicativo que vai permitir a qualquer pessoa compensar suas emissões de carbono de forma simples, transparante e segura – tirando o ESG do discurso e colocando na palma da sua mão.

Lançado em dezembro, a Ambify tem por objetivo reduzir o impacto ao meio ambiente por meio do crédito de carbono fragmentado, por quilo, democratizando o mercado. O software utiliza a tecnologia blockchain que dá segurança e transparência às operações dos usuários.

O intuito da plataforma é conectar as pessoas a uma economia mais verde e de baixo carbono, podendo assim, transformar essa geração em uma sociedade mais sustentável e responsável em relação às emissões de gases de efeito estufa. Uma das funcionalidades da Ambify é calcular a pegada de carbono e mostrar o quanto cada pessoa deve contribuir, de acordo com os seus hábitos diários.

O aplicativo da Ambify foi desenvolvido há um ano, por uma equipe multidisciplinar, com especialistas em blockchain, mercado de carbono, desenvolvedores, programadores e designers. A plataforma já vem em versões em português, inglês e espanhol.

“O carbono na medida certa é vida, o excesso que é o problema. A gente emite dióxido de carbono o tempo todo: quando come, bebe, anda de carro, viaja de avião, usa energia, compra coisas. As florestas, o solo e os oceanos neutralizam uma parte, mas não conseguem dar conta de todo o carbono do mundo. Agora, ficou mais fácil,” afirma João Valente, diretor de Ativos Digitais da Ambipar.

É possível também comprar Ambify para compensar no futuro.

Ao final de cada compensação, a plataforma destina um valor para projetos sociais, à escolha do usuário. As opções de projetos incluem: Instituto Jô Clemente (Antiga APAE de São Paulo), Médicos sem Fronteiras ou Instituto Luz Alliance.

Aplicativo auditado

Para certificar a credibilidade do aplicativo, os projetos da Ambify são feitos pela Verra, a mais reconhecida certificadora internacional de carbono.

Cada crédito compensado corresponde a uma tonelada a menos de carbono na atmosfera. Os créditos que estão disponíveis para compensação na Ambify são em parte da própria Ambipar, que é uma geradora genuína de crédito de carbono, mas, há também um estoque comprado de fornecedores certificados pela Verra.

O sistema de blockchain traz transparência a todo processo, porque as transações ficam gravadas, impedindo que o mesmo crédito de carbono seja vendido novamente depois que é compensado. A Ambify optou pela rede BSC e por ser um criptoativo sustentável gasta menos energia para ser minerada.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir