Uma das trajetórias mais bem-sucedidas no mercado brasileiro de consultoria e de search de executivos teve um início modesto, em 2009: eram quatro profissionais dentro de uma sala de 50 metros quadrados em São Paulo.

A 2GET era uma startup criada com o objetivo de operar como um braço de recrutamento de talentos a serviço do mercado de private equity.

Crescendo 50% ao ano, rapidamente a startup se tornou a maior empresa de search do Brasil com capital 100% nacional, destacando-se pelo uso intensivo de tecnologia nesse processo, com a criação de ferramentas baseadas em inteligência artificial para agilizar o recrutamento de profissionais.

Esse progresso chamou atenção de uma gigante global do setor, a americana Heidrick & Struggles, que comprou a 2GET em 2019 para alavancar seus negócios e seu posicionamento por aqui. “Junto com a expertise da Heidrick & Struggles, o DNA de modernidade da 2GET representa um diferencial importante e cria uma condição excepcional para o futuro da nossa parceria no Brasil”, afirmou na época Krishnan Rajagopalan, presidente mundial da Heidrick & Struggles.

Mesmo dentro do cenário desafiador da pandemia, a Heidrick & Struggles Brasil conseguiu retomar com rapidez a taxa de crescimento de dois dígitos. Nesse mesmo período, a companhia adicionou ao negócio uma robusta área de consultoria de empresas (a Heidrick Consulting) e se tornou uma das líderes em search na América Latina.

A performance acima da média transformou a unidade brasileira num modelo mundial de eficiência e fez a Hedrick & Struggles, cuja matriz fica em Chicago, aumentar a aposta no potencial da equipe nacional. Em junho, o CEO Paulo Mendes recebeu a missão de replicar a mesma receita em países como México, Colômbia e Chile, assumindo o comando da operação da Heidrick & Struggles na América Latina.

“São nações com culturas diferentes, mas as necessidades dos clientes são as mesmas”, afirma Mendes. “Temos o desafio de entender as peculiaridades locais e fazer as devidas adaptações, mas usando nosso portfólio.” Esse portfólio é um diferencial importante no mercado. No caso da área de search, a operação brasileira da Heidrick & Struggles investe pesado em tecnologia, criando ferramentas de inteligência artificial que reduziram em 30% o tempo de busca e dobraram a taxa de acerto nas escolhas.

No braço de consultoria, além da expertise dos profissionais do time comandado por Humberto Branco no País, a empresa se vale de um acervo de conhecimento e de experiências acumulado pela Heidrick & Struggles em sete décadas de atuação no mercado internacional, com projetos desenvolvidos para empresas como JP Morgan e Apple. “Temos um arsenal de soluções já testados e, com base nisso, sabemos que

instrumentos fazem as companhias aumentarem a performance”, destaca Branco. Em um dos projetos realizados, a Heidrick ajudou a promover uma revolução organizacional em um dos maiores grupos de varejo de franquias, o CRM, detentor de marcas como a Kopenhagen e a Cacau Brasil. No processo, a Hedrick & Struggles foi responsável por formar o comitê executivo e compor o grupo de diretores em posições fundamentais e estratégicas, como nas áreas de expansão e marketing. “A trajetória e relevância da Heidrick & Struggles são inquestionáveis”, elogia Renata Moraes, CEO do Grupo CRM. “A principal diferença está no uso de metodologias que nos permitiram encontrar os líderes certos com a cultura e a senioridade esperadas.”

Grande parte do sucesso da Heidrick & Struggles Brasil pode ser atribuído à bem-sucedida fusão de sua cultura internacional com o DNA da 2GET, empresa que nasceu com uma forte preocupação em criar uma eficiente cultura colaborativa. Em vez de os fundadores batizarem o negócio com os seus sobrenomes, uma prática bastante comum nessa área, escolheram a marca 2GET e o slogan “gente é tudo”.

Outra marca importante da operação consolidada nos últimos anos foi o investimento para se tornar referência em projetos relativos à diversidade dentro das empresas. Não por caso, desde 2000 a Heidrick & Struggles Brasil realiza trabalhos no país nessa área para a Meta, a dona do Facebook, Instagram e WhatsApp.

“Contratar pessoas com histórias, contextos e perspectivas diferentes nos faz construir melhores produtos e tomar decisões mais assertivas e inclusivas,” explica Laura Zaslavsky, líder de mapeamento de talentos e gestora de projetos de recrutamento da Meta para a América Latina. “A Heidrick, por partilhar esse valor, ter executivos olhando intencionalmente para isso e ativamente buscando representatividade em todos os processos seletivos e níveis organizacionais, tornou-se uma grande parceira.”

Enquanto o executivo Paulo Mendes trabalha para repetir na América Latina a trajetória de sucesso da Heidrick & Struggles Brasil, cabe ao seu sucessor no país, Guilherme Brandão, a tarefa de manter o impressionante ritmo de crescimento no país. Apesar dos desafios econômicos, há boas oportunidades a serem exploradas daqui para frente. Exemplo disso é o processo de desestatização, que abriu várias frentes de trabalho em companhias ligadas ao setor de infraestrutura.

A Heidrick é muito bem posicionada nessa área, com bons serviços prestados a empresas como a InterCement, uma das maiores produtoras nacionais de cimento. Segundo a companhia, a metodologia aplicada pela Heidrick gerou benefícios como a aproximação entre diferentes áreas da empresa e um ganho de clareza na estratégia a ser seguida com uma visão abrangente do mercado de cimento. De acordo com o executivo Brandão, o histórico dos últimos anos foi a melhor preparação para a nova fase da Heidrick & Struggles Brasil.

“Injetamos na empresa os rituais e características responsáveis pelo sucesso da 2GET e acrescentamos uma pitada internacional ao negócio”, afirma Brandão. “A companhia ficou com uma amplitude maior, o que nos dá confiança que iremos continuar evoluindo em um ritmo forte.”

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir