Na última semana, o Itaú Unibanco, maior banco privado da América Latina, começou a rodar uma nova campanha em TV aberta e nas redes sociais sobre seu novo app de investimentos, batizado de íon Itaú.

Mas o que isso muda no cenário já bastante aquecido de players de investimentos no Brasil?

Muita coisa.

Para começar, íon Itaú não é apenas o nome do novo app, mas sim da nova “experiência de investimentos” do banco, como observa o diretor de Produtos e Soluções de Investimentos, Claudio Sanches. É no chapéu de íon Itaú, por exemplo, que está também o esforço do banco em triplicar o número de especialistas em investimentos contratados e abrir mais de 120 escritórios por todo o Brasil até o fim de 2022.

Além de contar com toda a estrutura de Investimentos do Itaú, que hoje tem mais de R$ 1 trilhão sob custódia, Sanches explica que o grande diferencial dos Especialistas íon está no modelo de remuneração, que não é atrelado a nenhum produto específico. Na propaganda sobre o íon que circula nas redes, a mensagem é de que por trás do app há “especialistas que ganham mais quando você ganha mais”.  Isso porque a parte da remuneração variável desses profissionais depende da rentabilidade dos clientes, satisfação com o atendimento e o valor total que os clientes têm investido no Itaú.

O banco sabe, porém, que nem todos os clientes querem ou precisam de “um especialista para chamar de seu” para gerir seus investimentos. Por isso a ampliação da base de especialistas acontece ao mesmo tempo que o salto na experiência digital com um app 100% dedicado a investimentos e que já surfa nas oportunidades que chegaram com o Open Banking.

O íon Itaú nasceu como MVP (Minimum Viable Product – Mínimo Produto Viável) no final de 2020. Para lançá-lo, o Itaú foi buscar inspiração fora do mercado financeiro, incorporou muitos feedbacks de clientes e mobilizou um time de mais de 230 pessoas. 

Quem acessa o íon hoje encontra: stories a la Instagram com pílulas de notícias sobre o mercado financeiro, vitrine de mais de 1.500 produtos de investimentos de dentro e fora do Itaú com um quê de Netflix (“Mais buscados dos últimos 7 dias”, “Lançamentos”, “Maiores rentabilidades”) e um Feed de Notícias com as principais informações e relatórios, que foi inspirado no Feed do Facebook. 

Por meio do íon, os clientes podem aplicar e transacionar Renda Variável e Fundos de Investimentos do Itaú e de terceiros com um único app. Além disso, é possível acompanhar a evolução e comparar diariamente o rendimento dos investimentos com indicadores do mercado como CDI (Certificado de Depósito Interbancário) e Inflação.

“Nunca se falou tanto sobre investimentos e há uma infinidade de novos produtos cada vez mais sofisticados tanto do Itaú quanto de outros gestores renomados, que a gente também oferece aqui na nossa prateleira. Nosso papel é facilitar a vida das pessoas porque Investimentos não é um fim, é um meio para atingir outros objetivos”, diz Sanches. 

O exemplo mais recente que tangibiliza essa facilidade que o íon Itaú traz aos investidores é a função “Agregador de Investimentos”, que possibilita a visualização de até 8 carteiras diferentes de outros bancos ou corretoras em um único painel. Com isso, o íon passou a ser o primeiro aplicativo de uma instituição bancária no Brasil a oferecer essa opção, que está inserida no conceito de Open Banking e inovação em serviços financeiros.  

O íon Itaú está disponível para download nas lojas de apps para todos os clientes do Itaú Unibanco, independentemente do segmento. “O íon é para toda a nossa base de clientes, do varejo ao Private e, em breve, estará disponível para não clientes também”, observa Sanches em tom de spoiler. 

O Itaú tem hoje cerca de 6 milhões de investidores pessoas físicas. Até agora, mais de 100 mil pessoas já baixaram o app.  A meta, segundo Sanches, é que esse número chegue a 500 mil downloads até o fim do ano. Mas ele pontua que “é só o começo”. “O app nunca estará 100% pronto porque estamos em constante evolução, levando sempre em consideração o feedback dos usuários e temos certeza que vamos conquistar boa parte do mercado com esse novo jeito de investir”. 

Para conhecer mais sobre o íon Itaú, acesse: https://ion.itau/ 

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir