O ano de 2021 tem sido marcante para a ClearSale, especialista no desenvolvimento de soluções antifraude para o mercado digital. Além de comemorar 20 anos, a empresa fez sua abertura de capital na bolsa, e agora, anuncia um rebranding completo, desde o conceito até o posicionamento, passando por identidade visual, tom de voz e estratégia de comunicação.

A ideia da ClearSale, que hoje tem sedes no Brasil, no México, na Argentina, Austrália e nos Estados Unidos, é transparecer em sua marca o momento atual da empresa, que inova constantemente e atua globalmente para desenvolver tecnologias antifraude e movimentar todo o mercado digital, desde o onboarding até o transacional, com total segurança por meio da inteligência de dados.

“Já há algum tempo, nossa atuação vai muito além do que nosso posicionamento, nossa identidade visual e nossa estratégia de comunicação mostravam até então. Nossa marca já não era capaz de representar tudo o que fazemos, não mostrava tudo o que já fazemos no universo digital, não mostrava como utilizamos tecnologia e inteligência humana para inovar e estar sempre em movimento”, diz o CEO Bernardo Lustosa.

IPO

Já consolidada como referência na prevenção à fraude do varejo online, a ClearSale tem investido maciçamente nos últimos anos em novas maneiras de apoiar todo o ecossistema digital, com soluções cada vez mais robustas e capazes de manter o mercado em pleno movimento de expansão.

Recentemente, a empresa abriu capital na B3 com o objetivo de acelerar o desenvolvimento orgânico e inorgânico de soluções, no Brasil e no mundo, para suprir o crescimento não apenas da demanda natural pelo aumento da transformação digital durante a pandemia, mas também para garantir a expansão segura da inclusão financeira da população e das inovações no mercado financeiro, principalmente na autenticação de identidade (onboarding) em aberturas de contas, emissões de cartões, concessões de crédito, entre outros.

Um exemplo claro disso é o recém-lançamento da Plataforma Data Trust, desenvolvida para oferecer, em uma única solução, o que há de mais moderno em processos de onboarding digital. A plataforma combina componentes como biometria facial, score de fraude, wallets, device id, behavior analytics, rating, insights e documentoscopia, com visão integrada em todas as camadas da jornada do usuário.

“Algo importante para mencionar quando falamos dos processos de onboarding é que oferecemos, sempre, jornadas que sejam sem fricção. Ou seja: nos tornarmos invisíveis aos olhos dos consumidores para garantir a autenticação sem grandes problemas. Isso, invariavelmente, contribui para uma melhor experiência”, relata Bernardo.

Open Innovation

Em seu modelo de gestão, a ClearSale é adepta das metodologias ágeis que são utilizadas pelas maiores empresas do mundo atualmente, e em uma das squads nasceu um hub de inovação batizado como Explore.

Nele, novas ideias são incubadas e passam por um ciclo que compreende etapas como captação de ideias, maturação, desenvolvimento e planejamento, testes de market fit, aceleração e decisão de tornar a ideia um produto ClearSale ou uma eventual nova empresa.

Deste trabalho, surgiram produtos que já fazem sucesso no mercado, como é o caso do ThreatX, que oferece soluções de antiphishing e takedown para sites, aplicativos e redes sociais das marcas, também identificando a ocorrência de algum vazamento de dados, o que reduz a exposição de empresas e clientes a ataques fraudulentos. Para isso, o produto conta com um time de hunting especializado em monitorar surface, deep e dark web, que trabalha junto com a Inteligência Artificial para definir o nível das ameaças.

Além dele, o Business Trust é outro produto desenvolvido neste hub. Plataforma customizável para verificações de CNPJ, a solução é baseada no conceito de DaaS (Data as a Service) para promover uma análise de dados de apoio à tomada de decisão das empresas, sempre com o foco em relações B2B. Utilizando uma base de dados robusta para apoiar a análise de empresas por meio do comportamento do CNPJ e dos CPFs dos relacionados, o Business Trust entrega insights, scores e grupo de risco como insumos para a melhor tomada de decisão.

Rebranding

Para realizar o rebranding, a ClearSale mobilizou todo o seu time de marketing.

“Além do trabalho de um time unido e extremamente competente, uma visão macro, de pessoas que não estavam tão envolvidas no dia a dia, foi capaz de ajudar na identificação de pontos importantes para uma mudança de marca bem executada. O trabalho foi intenso e minucioso, mas agora temos uma marca que mostra muito mais claramente o viés tecnológico e inovador que é tão presente há muito tempo dentro da companhia”, diz Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções da ClearSale.

Considerado o maior movimento de marca da história da companhia, o rebranding traz mudanças importantes e que serão realizadas em todos os países nos quais a empresa atua, tornando a marca unificada globalmente.

“O rebranding é parte natural da vida saudável e sustentável de um negócio imerso no mundo digital, e é fundamental para que uma marca alcance e se mantenha em posição de destaque no mercado, com credibilidade diante de seus clientes, parceiros e stakeholders”, completa Jarouche.

Nem tudo muda

No entanto, apesar das mudanças profundas realizadas, o executivo destaca que algumas coisas não apenas continuam iguais, como também são consideradas inegociáveis na empresa. “Seguimos sendo a ClearSale que aprendemos a amar e admirar. Somos pautados em valores humanos e propósito claro, com uma cultura forte e muito sólida, cultivada por cada um dos dos nossos colaboradores da empresa todos os dias”, diz Bernardo Lustosa, o CEO.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir