Com o objetivo de fomentar a reciclagem e estimular a economia circular, a Colgate-Palmolive patrocinou a instalação de 18 máquinas da Ambipar Triciclo em regiões da Grande São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Ao todo, foram 16 ‘Retorna Machines’ e 2 ‘Deixaki’, que ajudam a ampliar a coleta de embalagens e materiais recicláveis. A instalação completa dos equipamentos acaba de ser finalizada em lojas do SAM’s Club, Americanas e Supermarket nas três capitais.

Além disso, a Colgate-Palmolive também fechou acordo para instalação de uma “Deixaki” em sua unidade fabril de São Bernardo do Campo e uma ‘Retorna Machines’ no escritório da companhia em São Paulo.

Como funcionam a Retorna Machine e o Deixaki

As ‘Retorna Machines’ recolhem embalagens pós-consumo de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida. Por meio do código de barras, elas fazem a leitura do material depositado, e em seguida calculam a pontuação de cada um deles.

Esses pontos são chamados de ‘tricoins’ e se tornam disponíveis para quem criar uma conta no site ou aplicativo Triciclo. A reciclagem das embalagens gera créditos para desconto na fatura de energia, recarga de celular, transporte público, produtos na Livraria Saraiva ou resgate em dinheiro por meio de conta aberta no Pagbank e no Mercado Pago. As ‘Retorna Machines’ ficam no interior dos estabelecimentos.

Já os ‘Deixaki’ são equipamentos maiores que ficam nos estacionamentos dos mercados ou hipermercados e podem receber diversos tipos de material, como papelão e eletrônicos. Para utilizar e participar, basta que o usuário acesse o app e site Triciclo, logue na sua conta e selecione a opção ‘Deixaki’ para gerar um número de token. Com este número, basta identificar as sacolas contendo o material e depositá-las no ‘Deixaki’. Em até sete dias úteis após o depósito dos recicláveis, as ‘tricoins’ são concedidas aos usuários.

“Essa iniciativa traz visibilidade para o tema da gestão de resíduos, que é parte importante da estratégia de sustentabilidade da Colgate-Palmolive,” diz Riccardo Ricci, presidente da Colgate-Palmolive Brasil. “Uma vez que esses materiais são inseridos em um processo de logística reversa, podem retornar como novos para o consumo.”

teste2

Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo, acredita que a iniciativa entre as empresas cria um forte poder de engajamento e um senso de urgência quanto às questões relacionadas à preservação do meio ambiente.

“Como empresa, temos um papel fundamental perante a sociedade quando falamos sobre a preservação ambiental. Precisamos preservar hoje e, nesse contexto, a educação ambiental é essencial, principalmente para as gerações que determinarão o futuro da nossa sobrevivência,” disse.

Confira a relação completa dos pontos de coleta:

REDE CARREFOUR
Retorna Machine – Sams’s Club – Avenida Rudge, 500 – Bom Retiro – São Paulo – SP
Retorna Machine – Sam’s Club – Avenida Doutor Gastão Vidigal, 2345 – Vila Leopoldina – São Paulo – SP
Retorna Machine – Sam’s Club – Rua Maestro Santiago Guerra, 345 – Linha Amarela – Rio de Janeiro – RJ
Retorna Machine – Sam’s Club – Avenida General David Sarnoff, 5100 – Contagem – MG
Deixaki – Sam’s Club – Rua Benedito Fernandes, 270 – E S20 – Santo Amaro – São Paulo – SP
Deixaki – Sam’s Club – Avenida dos Autonomistas, 1828 – Osasco – SP
Retorna Machine – Supermercado Big – Avenida dos Autonomistas, 1828 – Osasco – SP

LOJAS AMERICANAS
Retorna Machine – Lojas Americanas – Shopping Interlagos – Avenida Interlagos, 2255 – Interlagos – São Paulo – SP
Retorna Machine – Lojas Americanas – Rua Doze de Outubro, 92 – Lapa – São Paulo – SP
Retorna Machine – Lojas Americanas – Shopping Ibirapuera – Avenida Ibirapuera, 3101 – Moema – São Paulo – SP
Retorna Machine – Lojas Americanas – Rua Marechal Deodoro, 1489 – São Bernardo do Campo – SP
Retorna Machine – Lojas Americanas – Rua Henrique Schaumann, 203 – Pinheiros – São Paulo – SP
Retorna Machine – Lojas Americanas – Rua São Paulo, 504 – Belo Horizonte – MG
Retorna Machine – Lojas Americanas – Minas Shopping – Avenida Cristiano Machado, 4000 LJ B – Belo Horizonte – MG

SUPERMARKET
Retorna Machine – Supermarket – Estrada General Castro Magalhães – 771A – Lote 8 – Largo da Batalha – Niterói – RJ
Retorna Machine – Supermarket – Rua João Damasceno, 30 – Porto Velho – São Gonçalo – RJ
Retorna Machine – Supermarket – Rua Panamá, 14 – Centro – Mesquita – RJ
Retorna Machine – Supermarket – Estrada Manoel de Sá, 130/132 – Parque Martinho – Belford Roxo – RJ

Sobre a Colgate-Palmolive

A Colgate-Palmolive foi fundada em 1806 por William Colgate. Há 95 anos em solo brasileiro, a companhia tem como missão reimaginar um futuro mais saudável para todas as pessoas, seus animais de estimação e nosso planeta, investindo em pesquisas e inovação para proporcionar saúde, bem-estar e qualidade de vida. A empresa oferece uma linha completa de produtos que fazem parte da família brasileira em Higiene Oral (Colgate, Sorriso, Tandy, elmex® e Prevent), Higiene Pessoal (Palmolive, Protex e Darling), Cuidado da Casa (Ajax, Pinho Sol e Ola) e Nutrição Animal (Hills). A Colgate-Palmolive acredita que as pessoas merecem um futuro com motivos para sorrir e, para isso, atua em projetos educacionais como o programa “Sorriso Saudável, Futuro Brilhante”, que já beneficiou mais de 75 milhões de adultos e crianças no Brasil, disseminando hábitos saudáveis de higiene bucal por meio de parcerias com associações e profissionais de odontologia. Atualmente, a Colgate-Palmolive conta com mais de 3 mil funcionários no Brasil, com fábricas em São Paulo e São Bernardo do Campo (SP).

Sobre a Ambipar Triciclo

A Ambipar Triciclo atua no mercado desde 2016, com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável através da monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes e um avançado sistema de marketing. Teve seu controle societário adquirido pelo Grupo Ambipar em 2021 e é a operadora dos Projetos Retorna Machine, Recicla Pharma e Deixaki, todos vinculados ao Programa de Fidelidade Triciclo. Nesse programa, as embalagens coletadas valem tricoins, que podem ser trocados por benefícios, como bônus de energia elétrica, recarga de vale transporte, desconto em livraria, crédito em telefonia, crédito em conta digital e muito mais. Todo o material coletado é tratado pela própria Ambipar Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em 6 anos de operação, já coletou mais de 25 milhões de embalagens pós-consumo, gerando fonte de renda, matéria-prima e trabalho.

Sobre a Ambipar

Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa – SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 39 países ao todo. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.

Siga o Brazil Journal no Instagram

Seguir