Num movimento que surpreendeu o mercado, o Mercado Livre anunciou agora à noite que Martín de los Santos vai substituir Pedro Arnt como CFO.
Arnt estava na companhia desde a fundação há 24 anos e era o CFO há 12. No mercado, era visto como um dos melhores da indústria.
“Ele é um executivo muito diferenciado e que o mercado respeita muito. Todo mundo tinha muita confiança de que ele sabia pilotar muito bem a empresa, que é bem complexa, dinâmica e com várias unidades de negócios,” disse um gestor comprado no papel.
Alguns investidores ouviram que Arnt saiu para trabalhar numa outra empresa, não concorrente do Mercado Livre.
O novo CFO também está há muitos anos no Mercado Livre. Martín era até agora o vice-presidente sênior da divisão de crédito do MELI e entrou na empresa em 2008.
À frente da divisão, ele cresceu o portfólio de crédito da companhia para mais de US$ 3,2 bilhões em comparação a US$ 100 milhões em 2018, quando assumiu o cargo.
João Soares, o analista do Citi que cobre a empresa, disse que Martín também foi o responsável por criar diversas iniciativas de crescimento, incluindo o cartão de crédito, que hoje responde por 25% do portfólio.
“O papel do Pedro Arnt na história do Mercado Livre é inquestionável. Ainda que sua sucessão seja uma surpresa, acreditamos que a transição limite o risco de execução,” escreveu o analista.
“Martín é um executivo sênior do MELI e, baseado em seu histórico em finanças, acreditamos que o movimento sinaliza um esforço maior para escalar o negócio de fintech.”
Kaio Prato, do UBS BB, tem a mesma visão. “Não esperamos nenhuma grande mudança estratégica ou problemas de transição dado que o Martín também é um executivo experiente e já teve várias posições desde que entrou na empresa.”
Antes do MELI, Martín foi CFO da Votsu, uma empresa de gaming, e teve passagens pela Goldman Sachs e McKinsey.