A B3 acaba de anunciar que está em tratativas para a aquisição da Neoway, uma das maiores empresas de ‘big data’ do País.

O anúncio sugere que o CEO Gilson Finkelsztain vê sinergias em adicionar uma nova linha de negócios à B3: a venda de produtos de dados, uma tendência cada vez mais comum entre bolsas do mundo inteiro. 

11715 48c69405 a701 b875 a8a8 609a520c6f91A B3 vem acelerando sua entrada em novos negócios. 

Em julho, já havia anunciado uma sociedade de R$ 600 milhões com a Totvs para criar a Dimensa, uma empresa que oferece soluções tecnológicas para o mercado financeiro.

Ano passado, a B3 concluiu a compra dos 25% que ainda não detinha na BLK Sistemas, uma empresa especializada no desenvolvimento de telas e algoritmos de negociação para corretoras e investidores institucionais.

A B3 também tem entrado em negócios como registros de recebíveis de cartão de crédito, energia, seguros, veículos, entre outros. 

Fundada em 2002 pelo empreendedor Jaime de Paula, a Neoway é a maior empresa da América Latina de ‘big data analytics’ e inteligência artificial para negócios. 

A empresa fornece soluções baseadas em dados para cerca de 500 empresas de diversos setores, do financeiro ao automotivo, do transporte a bens de consumo, incluindo cobrança e recuperação de créditos, construção civil, óleo e gás e saúde.

Depois de receber investimentos de fundos como Accel Partners, Monashees, Temasek, PointBreak e Endeavor Catalyst, a Neoway parecia destinada a um IPO na Nasdaq — quando foi atingida por uma crise.

Jaime foi afastado da presidência da Neoway em agosto de 2019 depois que a Neoway foi citada em conversas privadas do coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol, e pelo lobista Jorge Luz, ligado ao MDB. Na época, o conselho da Neoway contratou uma auditoria para fortalecer seus controles internos.

Com a crise, a empresa viu seu crescimento desacelerar, tornando a venda para um investidor estratégico o melhor caminho para dar saída aos fundos.

O Bank of America está assessorando a Neoway.

O Citigroup está assessorando a B3.