Forever 21 A Forever 21 está cobrando até 12 milhões de reais a uma rede de shoppings interessada em ter uma de suas lojas.

A rede sabe que tem poder de barganha. Suas lojas continuam sendo sucesso de público meses depois de abrir no MorumbiShopping, em São Paulo, e no Village Mall, no Rio.

Ainda assim, um executivo do setor de shoppings faz um alerta: “Não confio num modelo de negócios totalmente dependente de importados e que vende para classe C. Tem muito mais sensibilidade de preço do que no alto luxo. Imagina quando o dólar for para 2,80 e uma saia que hoje custa 60 reais passar a custar 100. As pessoas vão deixar de comprar lá pra comprar na Riachuelo.”

Não é raro para um varejista conseguir cobrar luvas (ou alguma ajuda) para se instalar num shopping. Várias grifes internacionais de luxo que vieram para o Brasil nos últimos anos conseguiram extrair concessões. Ainda assim, os 12 milhões que a Forever 21 está pedindo são considerados um valor altíssimo por executivos do setor.

“O investimento para montar uma loja âncora de vestuário de dois mil metros quadrados fica entre 6 e 7 milhões de reais,” diz um executivo do varejo. “Esse nível de luvas [12 milhões] sugere que os caras estão botando algum capital de giro na conta.”

Até agora, a Forever 21 só abriu lojas em shoppings da Multiplan . Além do Morumbi e do Village, a varejista também tem lojas no ShoppingRibeirão e no BarraShopping, e já anunciou que vai abrir no BHShopping, no BarraShoppingSul e no Shopping Vila Olímpia.