A Ambev acaba de indicar a ex-diretora da CVM Luciana Dias para seu conselho de administração, elevando para três o número de mulheres no colegiado de 12.

A indicação ainda precisa ser aprovada em assembleia de acionistas.

Luciana vai substituir Antonio Bonchristiano, o co-CEO da GP Investments que estava há nove anos no board da companhia de bebidas.

Luciana foi diretora e superintendente de desenvolvimento de mercado da CVM por oito anos, e atuou como representante da entidade na OCDE. 

Ela também é professora de direito da FGV, faz parte do comitê de auditoria do Itaú Unibanco e é sócia do L Dias Advogados, um escritório especializado em regulação do mercado de capitais. Já atuou nos comitês de auditoria da Vale, B3 e XP e foi conselheira do BNDES.

A indicação de Luciana faz parte de um esforço recente da Ambev de aumentar a diversidade de seu conselho. As outras duas conselheiras foram eleitas em 2021: Lia Machado de Matos, a chief strategy officer da Stone, e Claudia Woods, a CEO do WeWork no Brasil. 

Segundo a B3, apenas 15 companhias listadas na Bolsa brasileira têm três ou mais mulheres em seu conselho sem dúvida um mérito para estas companhias, mas um dado preocupante que mostra que ainda há muito progresso a ser feito.