Horas depois de Amanda Gorman cativar o mundo com seu poema na posse de Joe Biden, o editor da Intrínseca, Jorge Oakim, já estava no telefone com a Agência Riff, que representa Gorman no Brasil, para tentar comprar os direitos de publicação de seus livros no País.

Jorge não estava sozinho. Outros sete editores brasileiros contactaram o agente naquele dia, e os direitos foram a leilão.

No final, a Intrínseca levou os direitos de publicar os livros: uma antologia de poemas adultos e dois livros infantis. Todos devem sair simultaneamente no Brasil e nos EUA, ainda este ano.

Aos 22 anos, Amanda — que se formou em sociologia em Harvard — é a mais jovem poeta a declamar na posse de um presidente, uma tradição americana. Seu poema, “The Hill We Climb” — uma exortação à união num país rasgado ao meio — será publicado como um livro à parte, tanto lá quanto aqui. 

No Superbowl deste ano, Amanda foi convidada a declamar outro poema, este uma ode aos ‘capitães da pandemia’, pessoas comuns que fizeram a diferença na vida dos outros durante a covid-19.