A ação da Alpargatas subiu 10% hoje – a maior alta do Ibovespa – depois que o CEO Roberto Funari transmitiu confiança sobre a estratégia da empresa ao conversar com analistas e investidores durante a conferência do JP Morgan em São Paulo.

“Ele passou confiança na tese e pés no chão,” resumiu um investidor local.

11445 680a3b5d 582b b05a 9ca7 26ebdda6e59fFunari aprofundou as três principais estratégias da fabricante das Havaianas para crescer e gerar valor: internacionalização; investimentos na área industrial e no supply chain; e a estratégia para o Brasil.

A Alpargatas vai investir R$ 630 milhões este ano para ampliar sua capacidade industrial e malha logística, bem como aumentar o emprego de tecnologia nas linhas de produção, automatizando processos intensivos em mão de obra.  

Por exemplo, a bandeirinha do Brasil que vai em todas as Havaianas – hoje aplicada a mão – passará a ser aplicada por uma máquina. A empresa também comprou máquinas modernas que vão fazer a impressão dos estilos em alta definição diretamente nas solas e tiras das sandálias.

Esses investimentos devem otimizar o capital de giro da companhia e reduzir custos no médio e longo prazo. 

O CEO também detalhou os planos da Alpargatas para seu novo centro de distribuição – que vai abrir as portas no quarto trimestre em Campina Grande e será o maior CD de calçados da América Latina. 

Outro ponto abordado foi a capacidade da empresa de repassar sua inflação de custos. Enquanto grandes multinacionais de consumo têm conseguido repassar 70% da inflação de insumos – um número considerado excelente – a Alpargatas conseguiu repassar 117% de sua inflação no segundo tri, e ainda ganhou share em valor e volume.

A ação da Alpargatas está em queda de 63% nos últimos 12 meses e negocia a cerca de 18 vezes o lucro estimado para 2023. A companhia vale R$ 13,5 bilhões na Bolsa.