Num momento em que o sellside tem reiterado a compra dos portfólios premium de shoppings, como o Iguatemi e a Multiplan, o BTG Pactual está vendo valor na Aliansce Sonae.

O banco começou hoje a cobrir a companhia — 24 dias depois da fusão com a BR Malls ser concluída — com recomendação de ‘compra’ e preço-alvo de R$ 26, um upside de 46%. 

O papel sobe 1,5% na manhã de hoje, a R$ 18.

O BTG lembra que depois de cinco anos de M&As seriais (incluindo dois transformacionais), a Aliansce Sonae se transformou no maior player de shoppings da América Latina, com 53 ativos e 2,2 milhões de metros quadrados de ABL. 

A nova companhia também tem exposição a todas as geografias brasileiras (do Norte ao Sul) e a todos os perfis de clientes (do AAA às classes B e C).

Para o BTG, o tamanho e a dominância da Aliansce no setor lhe darão poder de barganha com os provedores de serviços para seus shoppings. 

“Além disso, acreditamos que o negócio de shoppings oferece excelentes economias de escala, potencialmente levando a sinergias e ganhos nas margens de lucro no futuro,” escreveram os analistas Gustavo Cambauva, Elvis Credendio e Bruno Tomazetto.

Para eles, a nova empresa tem “sólida governança corporativa, um portfólio de shoppings de qualidade, um balanço forte, um valuation atrativo e oportunidades interessantes de crescimento.”

Os shoppings da Aliansce são mais voltados para a classe B, mas muitos deles têm posições dominantes em seus mercados. Além disso, a companhia está com uma alavancagem controlada, com a dívida líquida abaixo de 2x o EBITDA estimado para este ano, dizem os analistas.

Nas contas do BTG, a Aliansce Sonae está negociando a 9x o fluxo de caixa de suas operações (FFO) estimado para este ano, e a uma TIR real de 14% — “um spread suculento de 7 pontos percentuais em relação ao benchmark (a NTN-B 2050).”

Em relação aos outros players do setor, a Aliansce negocia com um desconto de 35% para a Multiplan e 15% para a Iguatemi. Para o BTG, o desconto é merecido considerando que “as vendas de seus lojistas e os aluguéis têm sido ligeiramente mais fracos,” mas ainda assim a ação está barata.