10526 c269a8c8 6e1b 0003 0052 9a328e369b95

A Jaguar Growth Partners, uma gestora de private equity fundada por ex-executivos da Equity International, do investidor Sam Zell, fez uma proposta pelos 11% da Aliansce Shopping Centers hoje nas mãos da General Growth Properties (GGP).

O preço é de R$15 por ação, em linha com a cotação de mercado nos últimos dias.

O fundo Canadian Pension Plan Investment Board (CCPIB), que tem 29% da empresa hoje, terá que se manifestar nos próximos dias sobre se exercerá ou não seu direito de preferência.

O negócio sugere a volta do interesse, por parte de investidores internacionais, no setor de shoppings brasileiro, e vem num momento em que o mercado especula que a Aliansce prepara um aumento de capital para se posicionar para um movimento de consolidação no setor. 

Se o CCPIB exercer seu direito de preferência, a Jaguar poderia se tornar um investidor âncora num futuro aumento de capital da Aliansce.

A Aliansce tem um endividamento líquido de cerca de 4x sua geração de caixa, mas a maior parte de sua dívida é atrelada à TR e à TJLP, taxas significativamente mais baixas e mais estáveis que a Selic ou o CDI. Um aumento de capital teria por finalidade aquisições oportunistas, e não redução de dívida.
Os sócios fundadores da Jaguar são Thomas McDonald e Gary Garrabrant, ex executivos de Sam Zell, o bilionário investidor americano que foi um dos investidores iniciais da BR Malls. A Jaguar, que foca em mercados fora dos EUA, abriu um escritório em São Paulo no ano passado. A operação brasileira é dirigida por Christian Klotz e Ricardo Costa.