O Diário Oficial trouxe hoje a indicação do advogado Alexandre Costa Rangel para o colegiado da CVM, um nome técnico com mais de 18 anos de experiência profissional em mercado de capitais e direito empresarial.
 
Rangel, de 38 anos, deve ocupar a vaga aberta em 31 de dezembro com o fim do mandato de Carlos Rebello, que atuou na autarquia durante décadas.
 
O nome agora vai à sabatina da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado e em seguida tem que ser aprovado pelo plenário.
 
Rangel, advogado com atuação focada na indústria de fundos de investimento, é formado em Direito na UERJ e foi professor substituto de Direito Societário e Mercado de Capitais na PUC-Rio.
 
Passou por escritórios tradicionais, como o Bocater, Camargo, Costa e Silva — fundado pelo ex-presidente da CVM Francisco Costa e Silva — e o Chediak Advogados, antes de montar sua própria banca em 2015, o Costa Rangel Advogados.  

Também já integrou a equipe de assessoria do colegiado da CVM entre 2002 e 2004, e trabalhou no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional – CRSFN, o “Conselhinho”, entre 2008 e 2010.  O Conselhinho é uma instância de recurso para decisões da CVM.
 
Em artigos publicados recentemente, Rangel tratou de temas como a regulação dos fundos de investimento e questões institucionais da própria CVM.