Há séculos os pensadores e cientistas sociais procuram desvendar as explicações para algumas sociedades prosperarem enquanto outras ficam para trás.
O livro considerado a pedra angular da ciência econômica se chama (muito apropriadamente) An inquiry into the nature and causes of the wealth of nations, publicado pelo escocês Adam Smith em 1776 e conhecido como A riqueza das nações. A obra foi popularizada pelas ideias da ‘mão invisível’ e das vantagens comparativas.
Mais recentemente, três dos pesquisadores mais influentes nos estudos a respeito desse tema foram Daron Acemoglu, James Robinson e Simon Johnson – o trio agraciado hoje com o Nobel de Economia.
“Eles nos ajudaram a compreender a diferença na prosperidade das nações,” resumiu o comitê da premiação.
Os pesquisadores foram escolhidos pelos “estudos de como as instituições são formadas e como elas afetam a prosperidade.”
Acemoglu e Robinson são os autores de Por que as nações fracassam, de 2012. Assim como no trabalho de Smith, investigaram as razões da desigualdade no desenvolvimento das sociedades.
A conclusão central do trabalho é que a explicação está na qualidade das instituições – e se elas são inclusivas ou extrativistas.
“A redução das vastas diferenças de renda entre os países é um dos maiores desafios da atualidade,” disse Jakob Svenson, o chair do comitê do prêmio em Ciências Econômicas. “Os laureados demonstraram a importância das instituições sociais para atingir esse objetivo.”
Johnson já fez diversos estudos ao lado de Acemoglu sobre questões de desenvolvimento e ambos são professores do Massachusetts Institute of Technology (MIT). Recentemente, publicaram Poder e Progresso – Uma luta de mil anos entre a tecnologia e a prosperidade, em que fazem um alerta sobre os riscos sociais e econômicos da inteligência artificial.
Robinson é professor da Universidade de Chicago. Com Acemoglu, escreveu também O corredor estreito – livro em que aprofundaram algumas análises de Por que as nações fracassam.
Jornalistas adoram entrevistar prêmios Nobel. São sempre conversas instigantes, de grande alcance e repercussão.
Nos últimos dois anos, tive a felicidade de conversar com os três laureados de hoje.
As entrevistas, publicadas pelo Brazil Journal, estão abaixo. Vale a pena ler de novo.
Entrevista com James Robinson em 2022:
Por que o Brasil encalhou? Veja a resposta do autor de ‘Por que as Nações Fracassam’
Entrevista com Daron Acemoglu em 2022:
Onde o Brasil fracassa? Perguntamos ao papa do assunto, Daron Acemoglu
Entrevista com Simon Johnson em 2024:
A inteligência artificial pode concentrar ainda mais a renda. O alerta vem do MIT