9780 d9b31473 942b 0006 029f 82015d477dd2A Península Participações, do empresário Abilio Diniz, acaba de investir mais de 100 milhões de reais na Wine, uma empresa de ecommerce que começou vendendo vinhos e mais recentemente se expandiu para cervejas e cápsulas de café, segundo uma fonte a par do negócio.

A Península ficará com uma participação entre 25% e 30%, dependendo da performance futura da empresa.

O investimento da Península avaliou a Wine em cerca de 600 milhões de reais (numa base ‘post-money’, ou seja, já incluindo os recursos investidos).

A Wine, que se denomina ‘a maior loja de vinhos da América Latina e a terceira do mundo’, teve um faturamento de 250 milhões de reais no ano passado e apresenta geração de caixa positiva desde 2012, de acordo com uma fonte com acesso à empresa.  

O ClubeW, seu clube de vinho, tem cerca de 115 mil assinantes que pagam mensalidades entre 66 e 240 reais por mês para receber em casa vinhos selecionados.

Em 2013, a Wine viu uma oportunidade de diversificação e pagou cerca de 2 milhões de reais pelo controle da Have a Nice Beer, um clube online de cervejas especiais que então faturava 3,5 milhões de reais.

Em 2015, outra oportunidade de crescimento horizontal: a Wine pagou 26 milhões de dólares pela Monodor Patents, que faz pesquisa e desenvolvimento de cápsulas de café, e a Mocoffee, que fabrica e vende as cápsulas. Ambas as empresas pertenciam a Eric Favre, o engenheiro suíço que inventou as cápsulas Nespresso quando trabalhava na Nestlé.

A Wine é o segundo investimento relevante de um bilionário brasileiro numa empresa online este ano.  Como o Brazil Journal (versão beta) reportou há duas semanas, Jorge Paulo Lemann investiu no Snapchat.

Os recursos serão usados em redução de dívida, investimentos em logística e tecnologia e expansão na América Latina.

Até agora, o maior investidor da Wine era a e.Bricks, holding de investimentos digitais do Grupo RBS, que investiu 40 milhões de reais na Wine em 2012.

Antes da entrada da Península, a e.Bricks tinha 64% da Wine, seguida pelos co-fundadores Fernando Opitz (20%) e Rogério Salume, com 17%.