A Península Participações, do empresário Abilio Diniz, acaba de investir mais de 100 milhões de reais na Wine, uma empresa de ecommerce que começou vendendo vinhos e mais recentemente se expandiu para cervejas e cápsulas de café, segundo uma fonte a par do negócio.

A Península ficará com uma participação entre 25% e 30%, dependendo da performance futura da empresa.

O investimento da Península avaliou a Wine em cerca de 600 milhões de reais (numa base ‘post-money’, ou seja, já incluindo os recursos investidos).

A Wine, que se denomina ‘a maior loja de vinhos da América Latina e a terceira do mundo’, teve um faturamento de 250 milhões de reais no ano passado e apresenta geração de caixa positiva desde 2012, de acordo com uma fonte com acesso à empresa.  

O ClubeW, seu clube de vinho, tem cerca de 115 mil assinantes que pagam mensalidades entre 66 e 240 reais por mês para receber em casa vinhos selecionados.

Em 2013, a Wine viu uma oportunidade de diversificação e pagou cerca de 2 milhões de reais pelo controle da Have a Nice Beer, um clube online de cervejas especiais que então faturava 3,5 milhões de reais.

Em 2015, outra oportunidade de crescimento horizontal: a Wine pagou 26 milhões de dólares pela Monodor Patents, que faz pesquisa e desenvolvimento de cápsulas de café, e a Mocoffee, que fabrica e vende as cápsulas. Ambas as empresas pertenciam a Eric Favre, o engenheiro suíço que inventou as cápsulas Nespresso quando trabalhava na Nestlé.

A Wine é o segundo investimento relevante de um bilionário brasileiro numa empresa online este ano.  Como o Brazil Journal (versão beta) reportou há duas semanas, Jorge Paulo Lemann investiu no Snapchat.

Os recursos serão usados em redução de dívida, investimentos em logística e tecnologia e expansão na América Latina.

Até agora, o maior investidor da Wine era a e.Bricks, holding de investimentos digitais do Grupo RBS, que investiu 40 milhões de reais na Wine em 2012.

Antes da entrada da Península, a e.Bricks tinha 64% da Wine, seguida pelos co-fundadores Fernando Opitz (20%) e Rogério Salume, com 17%.