A Rio Investimentos, um agente autônomo do Rio focado no segmento de alta renda, recrutou o ex-executivo do Itaú BBA, Rodrigo Pastor, como CEO.

Pastor passou 12 anos no Itaú – incluindo três no comando da operação na Argentina e outros três como diretor comercial do banco de atacado. Mais recentemente, foi CFO do Grupo Mantiqueira, o maior produtor de ovos do País. 

A chegada de Pastor à Rio Investimentos, que tem R$ 3,5 bilhões sob custódia e tíquete médio de R$ 5 milhões, acontece depois da entrada em vigor da nova regulação da CVM sobre os agentes autônomos.

A regra agora permite que os escritórios contratem sócios que não sejam assessores de investimento – uma vedação que era vista como ultrapassada. 

“Pelo relacionamento com os clientes, os escritórios serão a grande plataforma do setor, mas é possível trazer mais gestão para o mercado,” Pastor disse ao Brazil Journal. 

Com o movimento, os sócios-fundadores Carlos Varella e Cristian Menezes deixam a gestão do negócio e voltam a focar no relacionamento com os clientes. 

“Tínhamos a gestão compartilhada, mas ainda temos os nossos clientes. E nesse momento da empresa, estamos olhando na direção de profissionalização, qualidade e gestão,” disse Cristian. 

Pastor tocará os quatro negócios do escritório – Rio Investimentos, Rio Serviços Financeiros, Rio Wealth Plan e a gestora Sow Capital. 

O executivo, que vinha atuando como consultor independente de empresas, também vai iniciar esse tipo de negócio na Rio Investimentos. 

Uma fonte próxima à XP disse que a profissionalização da gestão dos AAIs deve se tornar uma tendência.

“Essa regulação da CVM deu uma cara mais sexy ao mercado. Tem muita gente no setor falando de IPO mas que ainda não se preparou para isso,” disse esta fonte.