O avanço nos sistemas de inteligência artificial promete revolucionar os negócios e a economia. A questão, do ponto de vista dos investidores, é identificar quem vai ganhar com a popularização dessa tecnologia. 

Até aqui, a Nvidia foi a empresa que mais aproveitou essa onda. A desenvolvedora dos microchips usados pelo ChatGPT e outros sistemas de IA generativa viu suas ações valorizarem 165% desde o início do ano, e o seu valor de mercado chegou a ultrapassar US$ 1 trilhão.

Para alguns analistas, no entanto, a Nvidia ficou cara demais — e quem ainda não entrou, deve procurar outros papéis que também vão se beneficiar do boom da IA.

Duas das melhores opções para capturar o valor desse mercado são a TSMC e a ASML, na visão de Jordan Cvetanovski, o chief investment officer da gestora australiana Pella Funds Management. 

Em entrevista à CNBC, o gestor afirmou que, para fabricar os seus processadores, a Nvidia depende das fábricas da taiwanesa TSMC, que, por sua vez, usa em suas linhas de produção as máquinas da holandesa ASML. 

Existe uma disputa acirrada entre os desenvolvedores de processadores, e, eventualmente, a Nvidia poderá ser superada por uma concorrente. Mas atualmente apenas a TSMC é capaz de fabricar em grande escala os chips mais avançados, e a ASML é a única empresa do mundo que faz um equipamento específico necessário para a produção. 

“Já existem outros players com processadores alternativos, e grandes empresas como a Apple vem investindo nas suas próprias soluções,” disse Cvetanovski. “A competição em GPU vai se intensificar, e as margens e receitas da Nvidia vão diminuir.”

A disparada na valorização da Nvidia teve início em janeiro, logo depois de a Microsoft ter anunciado o seu investimento de US$ 10 bilhões na OpenAI – a startup que criou o ChatGPT. A empresa negocia ao redor de 50x o lucro estimado para este ano. No S&P 500, o múltiplo médio é de 19x. 

Nas contas do gestor, os investidores estão pagando 40 vezes o EBITDA esperado — um valuation que ele considera robusto, com uma margem estreita para acomodar mesmo os menores deslizes. “IA é uma grande história, Nvidia é uma grande história, mas um investimento ruim em razão do preço atual.” 

A TSMC e a ASML oferecem valores mais atrativos a um risco menor, já que ambas são praticamente monopólios, segundo ele. A ASML, por exemplo, é a única fabricante mundial de máquinas de litografia extrema com ultravioleta, equipamento usado na impressão do silício nos chips mais avançados. 

Os papéis de ambas as companhias já começaram a entrar na mira dos investidores, e os preços vêm subindo nas últimas semanas, ainda que não tanto como os da Nvidia. A ASML acumula alta de 33% no ano, e a TSMC, 44%. 

Para o gestor, a TSMC possui margens não muito menores do que as da Nvidia, mas com um valuation menos esticado. Ele vê um upside de 30% para o papel. 

Já em relação à ASML, a empresa de tecnologia mais valiosa da Europa, ele acredita que o valuation seja justo. 

“A TSMC é um investimento melhor, em termos de retorno. Acredito que esteja mais barata, com um potencial mais favorável do que a ASML,” disse Cvetanovski. “Mas a ASML é uma das melhores companhias do mundo. Sem a ASML não haveria a TSMC, e sem a TSMC não havia a Apple, e sem a Apple, não teríamos o iPhone.”

SAIBA MAIS

Itaú manda comprar Nvidia – e lamenta não ter entrado antes

Por dentro da Nvidia: dos games aos chips do ChatGPT