Ana Paula Bógus está deixando o Rappi para se tornar a vice-presidente da Havaianas Brasil, a maior unidade de negócios da Alpargatas em lucro, volume e crescimento.

O comunicado foi feito internamente há pouco.

11656 fde7307c 2d58 7f93 6531 0098e4c86941Ela assume a posição em 1º de outubro.

A missão de Ana — que lidera a divisão de varejo do Rappi há dois anos — será acelerar a expansão da Havaianas em canais digitais e transformar o business de sandálias em uma marca de lifestyle, com um portfólio de produtos mais amplo.

Como parte deste processo, a Havaianas — que já vende a cada brasileiro 1,1 par/ano — recentemente adicionou sandálias e slides à sua linha de chinelos, e acaba de colocar uma linha de sneakers em 350 lojas de suas 500 lojas.

Com 27 anos de experiência em multinacionais, Ana liderou áreas de vendas em empresas como Nestlé e Kimberly-Clark, onde também foi diretora de RH, gerente-geral no Chile e gerente geral de negócios B2B no Brasil. 

Mas é principalmente sua passagem pelo Rappi — onde trabalhou com metodologia agile e inovação todo dia — que deve ajudar a executiva a fazer a transformação digital dos canais D2C e B2B da companhia, que recentemente comprou a startup IOASYS. 

A Alpargatas tem hoje 13% de share em calçados no Brasil, mas 60% do mercado de chinelos.

Com a expansão do portfólio, o CEO Roberto Funari quer ampliar a liderança no mercado total de calçados, triplicando o mercado endereçável da Alpargatas de R$ 8 bi para R$ 24 bi.

Ana vai ampliar os serviços omnichannel e as experiências do usuário em outras plataformas digitais que a Havaianas pretende lançar; por exemplo, a marca ainda não tem um app próprio.