As iniciativas da Amazon no varejo físico – Amazon Go, Amazon Fresh, Amazon Style e o Whole Foods – ainda estão a anos luz de ser consideradas um sucesso.

A receita da vertical de lojas físicas da gigante do ecommerce cresceu só 10% desde que ela comprou o Whole Foods, e essas lojas representam míseros 3,4% do resultado da companhia.

Para completar, a Amazon fechou algumas lojas da Amazon Fresh no ano passado e adiou a abertura de outras. 

Mas agora, o CEO Andy Jassy disse que quer “apostar grande” no varejo físico, e que a Amazon ainda está nos estágios iniciais dessa estratégia.

“Estamos esperançosos que em 2023 vamos ter um formato de loja que vamos querer apostar grande,” ele disse numa entrevista ao Financial Times. “Temos um histórico de fazer muitas experimentações e fazer isso rápido. E depois, quando achamos algo que gostamos, dobramos a aposta, que é o queremos fazer.”

Ele lembrou que muitas das lojas da Amazon foram abertas no meio da pandemia, “então não tivemos muita normalidade.”

Há anos a Amazon tem colocado como uma de suas prioridades construir um braço de varejo físico relevante. Quando Jeff Bezos deixou o comando em 2021, por exemplo, ele deixou claro que continuaria envolvido em iniciativas importantes da companhia, incluindo as lojas físicas. 

A compra do Whole Foods, no entanto, acabou não servindo como uma base mais ampla para a estratégia de supermercados da Amazon: os formatos de lojas eram muito inconsistentes, o que dificultou o uso das lojas como hubs de entrega. 

Isso obrigou a Amazon a criar sua própria rede de lojas, com o lançamento da Amazon Go e da Amazon Fresh, que ainda não saíram muito do lugar. A Amazon tinha planos de abrir mais de 200 Amazon Fresh; acabou abrindo apenas algumas dezenas. 

Além das lojas de supermercado, a Amazon também já abriu uma loja física de roupas – dentro de um shopping center! – chamada Amazon Style.

Como não podia deixar de ser, a primeira unidade, em Los Angeles, veio equipada com um algoritmo que ajuda os clientes a escolherem suas roupas e integrações com o sistema da Amazon que permitem que o consumidor acesse mais informações escaneando o QR Code.

Em outubro, a Amazon abriu outra Style em Columbus, Ohio. 

Outra aposta da Amazon no varejo físico foi a ‘4 Star’, uma loja que vendia apenas produtos que tenham sido avaliados com mais de quatro estrelas pelos consumidores no site da Amazon. Mas a empresa fechou esse modelo recentemente depois de resultados fracos.