25 de maio, 2023
Conectar a geração de energia eólica na costa do Nordeste e a produção de fotovoltaica (principalmente, no Norte de Minas Gerais) aos consumidores no Centro-Sul do país está criando novas oportunidades para as empresas de transmissão de energia. A previsão é de que em 2023 e 2024 novos leilões de infraestrutura de transmissão sejam lançados para atender a oferta dessas fontes renováveis.
“O mercado traz a oportunidade de um crescimento acelerado em função da transição energética que se dá em nosso país”, diz Rui Chammas, CEO da ISA CTEEP. “É exatamente isso que a companhia está fazendo: aproveitar esse momento para crescer sua operação e resultado.”
Em meados de maio, Chammas participou da Latam CEO Conference, evento promovido pelo Itaú BBA em Nova York, e disse que os investidores estrangeiros têm questionado sobre possíveis riscos no ambiente regulatório no Brasil. “O negócio de transmissão é bom porque o setor elétrico no Brasil tem uma regulação percebida como forte. E, na nossa visão, isso deve continuar.”