Ainda não foi dessa vez.

O Banco Central acaba de aumentar a Selic de 12,75% para 13,25% ao ano – e indicou que vem mais uma alta por aí.

Setores do mercado nutriam a esperança de que esse fosse o último aumento do ciclo, mas o BC disse que a próxima reunião, no início de agosto, terá um novo ajuste, de 0,50 ou 0,25.

Abaixo, trechos do comunicado:

“O Copom considera que, diante de suas projeções e do risco de desancoragem das expectativas para prazos mais longos, é apropriado que o ciclo de aperto monetário continue avançando significativamente em território ainda mais contracionista. O Comitê enfatiza que irá perseverar em sua estratégia até que se consolide não apenas o processo de desinflação como também a ancoragem das expectativas em torno de suas metas.

Para a próxima reunião, o Comitê antevê um novo ajuste, de igual ou menor magnitude. 

O Comitê nota que a crescente incerteza da atual conjuntura, aliada ao estágio avançado do ciclo de ajuste e seus impactos ainda por serem observados, demanda cautela adicional em sua atuação. O Copom enfatiza que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados para assegurar a convergência da inflação para suas metas, e dependerão da evolução da atividade econômica, do balanço de riscos e das projeções e expectativas de inflação para o horizonte relevante da política monetária.”