A Light pretende trocar seis de seus nove conselheiros, trazendo a bordo profissionais com expertises que vão do ESG a turnarounds, capazes de ajudar no processo de transformação profunda por que passa a distribuidora de energia do Rio.
A eleição do novo board deve ser aprovada na assembleia geral de acionistas marcada para 29 de abril.
Os nomes indicados hoje são:
Ana Toni, que será a vice chairman do conselho e ficará com toda a agenda de ESG da companhia. Ana tem mais de 30 anos de trabalho com os temas de sustentabilidade e diversidade e é a diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade. Antes, foi conselheira do Fundo Baobá para Equidade Racial, presidente do conselho do Greenpeace Internacional por seis anos, representante da Ford Foundation no Brasil por oito anos e conselheira do Instituto República e do Instituto Pesquisa Ambiental da Amazônia – IPAM.
Abel Alves Rochinha, cuja experiência em turnaround inclui passagens por companhias como Invepar, Enel, Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), América Latina Logística (ALL) e Lojas Americanas.
Wilson Poit, que fundou a vendeu a Poit Energia e mais tarde foi Secretário Municipal de Desestatização e Parcerias e Secretário de Turismo da Prefeitura de São Paulo. Wilson também é conselheiro de empresas como Casa do Construtor, Banco do Povo e Centro Paula Souza de Educação Técnica.
Vinicius de Sá Roriz, o ex-CEO da Comlurb, a empresa de gestão de resíduos sólidos da cidade do Rio de Janeiro, e da Linha Amarela SA (a concessão da Invepar). Ligado a Beto Sicupira, Vinicius trabalhou 12 anos na Ambev.
Lavínia Hollanda, consultora especializada em energia com foco em estratégia, inovação e sustentabilidade. Lavínia já é conselheira da Eneva e da Açu Petróleo.
Vanessa Lopes, que faz parte dos conselhos da Afya, Cosan, Comgás e Cosan Logística, e membro do comitê de auditoria da Tegma e do comitê de auditoria, riscos e ética da Embraer. Vanessa tem passagens pela Tam e Globex e já foi presidente do board da Via Varejo.
Continuam no board os conselheiros Firmino Sampaio (chairman), Hélio Paulo Ferraz (indicado por Ronaldo Cézar Coelho) e Yuiti Matsuo Lopes (indicado por Beto Sicupira).