Na contínua caça dos grandes bancos por ativos que fechem seu gap digital, o JP Morgan fechou um acordo para comprar 75% da plataforma de pagamentos da Volkswagen — e anunciou planos de expandir sua atuação para além da indústria automobilística.
O maior banco dos EUA disse em comunicado que a transação lhe ajudará a expandir sua capacidade de pagamentos digitais e a entrar na indústria automotiva pela primeira vez.
Segundo o JP, a ideia é desenvolver a plataforma, fazer um ‘rebranding’ e expandir os pagamentos focados em mobilidade para além do setor automotivo.
O Volkswagen Payments — que até agora era uma subsidiária integral da Volkswagen Financial Services — foi lançado em 2017 e está presente em 32 países.
Com ele, os clientes têm acesso a uma carteira digital que permite comprar um carro de Volks ou fazer um leasing, abastecer, estacionar e assinar serviços como seguros ou entretenimento.
A divisão de serviços financeiros da VW deve manter uma fatia de 25,1%, e o negócio deve ser concluído no primeiro semestre de 2022.
Esta é a quarta aquisição de um negócio digital pelo JP Morgan este ano. Em junho, o CEO Jamie Dimon comprou a plataforma digital de investimentos Nutmeg, a OpenInvest, uma plataforma de São Francisco focada em investimentos ESG, e 40% do banco digital brasileiro C6.