O JP Morgan anunciou a aquisição da Nutmeg, uma plataforma digital de investimentos que fortalece o banco de Jamie Dimon no mercado britânico de bancos de varejo e investimentos. 

O valor do acordo não foi divulgado, mas uma fonte ligada à transação disse à Reuters que a Nutmeg foi avaliada em cerca de 700 milhões de libras (US$ 973 milhões).

O movimento faz parte do plano do JP Morgan de lançar até o fim do ano um novo banco digital no Reino Unido — colocando-o em concorrência direta com o Marcus, o banco digital de varejo que a Goldman Sachs levou para o UK em 2018. 

A Nutmeg é uma plataforma de robo-advisor que usa algoritmos para oferecer ao cliente portfólios de investimento adequados a seu perfil de risco. Há dez anos na praça, a Nutmeg tem cerca de 140 mil clientes e quase US$ 5 bilhões em ativos sob custódia (AuC).  A empresa cresce seu AuC 70% por ano, mas ainda não dá lucro.

As duas instituições já haviam lançado uma parceria em produtos em novembro, pela qual a fintech britânica oferecia ETFs criados pelo banco americano.

“Estamos construindo o Chase no Reino Unido do zero, usando a mais recente tecnologia e colocando a experiência do consumidor no centro da oferta, princípios que o Nutmeg compartilha conosco”, disse Sanoke Viswanathan, CEO internacional do JP Morgan Chase.