O Banco Master disse que fechou a compra do Will Bank, o banco digital com mais de 6 milhões de clientes e forte presença no Nordeste.

O Master está comprando o controle do banco digital, que faturou R$ 2,8 bilhões no ano passado e tem como sócio um fundo de private equity da XP.

Com a aquisição, o Master passa a atender mais de 10,5 milhões de clientes no varejo e planeja expandir a base e o mercado em que o Will Bank já atua, oferecendo, por exemplo, cartão de crédito e produtos de seguro. O sócio da XP, Chu Kong, um dos idealizadores do projeto, continuará no conselho do Will.

A aquisição vem dias depois do Master anunciar uma reorganização societária.

Com a aquisição do Will “passamos a ter oportunidades imensas de cross-selling,” disse o controlador do Master, Daniel Vorcaro “Vamos oferecer produtos de crédito do Will para os nossos clientes do Credcesta – que hoje não têm nem conta bancária nem cartão – e outros produtos nossos, como seguros e FGTS, para os clientes do Will. Além dessas sinergias, vamos implementar um novo plano de expansão no Will.”

Augusto Lima, o CEO do Master e responsável pela vertical de varejo, disse que o DNA tecnológico do Will vai permitir ao Master “acelerar o desenvolvimento de novos produtos baseados em cartão de crédito, débito, empréstimo, captação, consignado e outros serviços financeiros.”

Fundado em 2017, o Will é um banco digital com 1.200 colaboradores e um portfólio de produtos como cartão de crédito e débito, conta digital, investimentos, crédito pessoal e marketplace. No final de 2021, o banco recebeu um investimento de R$ 250 milhões do private equity da XP e da Atmos Capital.

Em meio a um ciclo de crédito desafiador e com relativamente pouco dinheiro levantado, o Will conseguiu construir uma marca relevante e se tornar um dos maiores emissores de cartão no Brasil apostando em tecnologia, gente e um marketing criativo.

A operação depende de aprovação do CADE e do Banco Central.