A 3R Petroleum planeja indicar o ex-CEO da Petrobras, Roberto Castello Branco, para o cargo de chairman da companhia, substituindo Paulo Mendonça, um dos fundadores da companhia, fontes a par do assunto disseram ao Brazil Journal. 

O ex-CFO da Gerdau, Harley Scardoelli, também está sendo indicado para o conselho.

10263 40b6bf27 464c 0000 0007 3157d31381faAs mudanças — que precisam ser referendadas pela assembleia de acionistas no final de abril — marcam a transição da 3R de uma empresa investida pela gestora de private equity Starboard para uma fase em que a empresa passa a ter um novo acionista de referência, a família Gerdau, dona de 20% do capital.

Num block trade em fevereiro, a Starboard reduziu sua posição na companhia de 21% para 11%.

“A fase de aquisições acabou,” disse uma fonte próxima da companhia. “Agora é o que estamos chamando internamente de ‘era Churchill’ – sangue e suor; buscar consolidação, ganhos de eficiência e custo baixo.”

Como CEO da Petrobras, Castello Branco liderou a venda de campos maduros da empresa, uma série de desinvestimentos que possibilitou a criação de uma indústria de produtores independentes, como a 3R e a PetroRecôncavo, empresas que conseguem mobilizar recursos humanos e capital para revitalizar esses campos.

Como parte das mudanças, Santiago de Lafuente, um operating partner da Apollo Global Management, vai deixar o conselho. (A Apollo tem 20% da Starboard.)

Mendonça, hoje o chairman, continuará no board.

A 3R, que fez seu IPO em novembro de 2020, hoje vale R$ 8 bi na Bolsa e é parte do índice Bovespa.